Copos para cerveja: dicas para escolher o ideal para o estilo preferido

Guilherme De Rosso, chef e beer sommelier do Simples Assim, de Curitiba, compartilha dicas

Passa de uma dezena o número de tipos de copo para cerveja. Aqui estão os principais (Foto: Divulgação)

A escolha do copo de cerveja pode melhorar o piorar a experiência. Com o objetivo de contribuir, o chef e beer sommelier Guilherme De Rosso, do Simples Assim, de Curitiba (PR), preparou algumas dicas. Ele lembra que existe uma "infinidade" de copos para cerveja, cada um com a sua especificidade. A seguir, ele fala sobre os principais. (Sobre copos, leia também a seção da Beer Art, ao clicar aqui e, para conferir outras dicas, clique aqui)

Os comentários de Guilherme De Rosso

O copo mais comum é o Pilsener, como o próprio nome diz, ideal para as famosas cervejas Pilsen. A diferença entre ele e um copo Lager está no bolcal, que é mais fechado. Ele serve muito bem cervejas como a Bock, a Dortmunder, a German Pilsner, e a Imperial Pilsner.

Comum nos bares do Brasil, o Lager é o mais utilizado.

Aqui no Brasil, não ainda não temos o costume de usar o copo ideal para cada cerveja, o Lager é o mais utilizado, seja para servir cerveja ou chope.

Algumas opções mais adequadas de cerveja para o esse estilo são as próprias Pilsens, a American Lagers, a Dunkel Schwarzbiers e a Vienna Lager.

Outro copo visto com mais frequência nos estabelecimentos aqui no país são os chamados Tulipa, um copo muito parecido com uma taça de conhaque, porém seu bocal é virado para fora. Esse tipo de copo é ideal para cervejas com muito colarinho.

Chef e beer sommelier Guilherme De Rosso, do Simples Assim (Foto: Divulgação)

 

Ele ajuda você beber sem se sujar muito com a espuma, as IPAS são muito valorizadas nesse copo.

Um estilo de cerveja que vem ganhando espaço no país são as famosas Weiss, ou cervejas de trigo, essas devem ser consumidas em um copo específico chamado Weizen.

É um copo alto e com o bocal largo, cabe todo o conteúdo das garrafas/latas de 500 mL, podendo apreciar perfeitamente a cor, corpo e espuma.

O Weizen serve bem cervejas como a Weizenbier, a Weizenbock, a Gose Dunkelweizen e a American Wheat Ale.

Pra quem gosta da bebida em grandes quantidades, existem algumas opções. A Mass é uma delas, é o canecão de 1 litro, originário da Alemanha e serve todos os tipos de cerveja. Existem também as canecas, Mug ou Stein, robustas, pesadas, normalmente feitas com vidro grosso para suportar o peso da cerveja. Opções para esse estilo são a Maibock, a Oktoberfest, a Rauchbier, a Export e a Helles.

Outra opção famosa de copo é o Print (Nonic), um copo com o bocal mais largo que o corpo. São os copos mais usados nos pubs da Inglaterra e Irlanda. Famosos por acomodar as Stouts e receber grandes quantidades de cervejas. Existe ainda uma diversidade enorme de copos para cerveja, segundo De Rosso, as opções são vastas, é um mundo com inúmeras possibilidades e descobertas.

O mundo das cervejas é incrível, estamos acostumados com um único estilo de cerveja aqui no Brasil, mas hoje, existem infinitas possibilidades, além dos copos que citei existe o Cálice, o Tumbler, Flauta (Flute), Cilíndrico (Stange), Pokal, Snifter, Willybecher, Thistle e o IPA Glass. Podemos passar dias falando sobre esse assunto.


Serviço

  • O quê: Simples Assim
  • Quando: a casa funciona de 3ª a 5ª das 18h à 0h30min e na 6ª e sábado das 18h à 1h30min (de 5ª a sábado, com música ao vivo)
  • Onde: Rua Ângelo Sampaio, 1.671, bairro Batel, Curitiba (PR)