Cerveja caseira

Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2016 abre inscrições

Para a 7ª edição, o estilo escolhido é o Altbier, em comemoração aos 500 anos da Lei da Pureza

Competição é anualmente promovida pela premiada cervejaria Eisenbahn, do Grupo Brasil Kirin (Foto: Divulgação)

Competição é anualmente promovida pela premiada cervejaria Eisenbahn, do Grupo Brasil Kirin (Foto: Divulgação)

Um dos principais concursos de homebrewing no Brasil, o Mestre Cervejeiro Eisenbanh, promovido pela premiada cervejaria do Grupo Brasil Kirin, acaba de abrir suas inscrições. Os interessados de qualquer localidade do país podem realizar sua candidatura até o dia 30 de junho ou ser atingido o número de 1000 inscritos (as inscrições são neste link). Para a 7ª edição foi escolhido o estilo Altbier em comemoração aos 500 anos da lei da pureza Alemã – A Reinheitsgebot. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Juliano Mendes, um dos fundadores da cervejaria Eisenbahn, destaca:

“A Eisenbahn sempre se preocupou em manter a qualidade da cerveja que leva aos seus consumidores. Já são quase 15 anos de história, reproduzindo no Brasil a pureza das cervejas alemãs. A Eisenbahn é a maior representante cervejeira que segue essa lei no país e acreditamos que essa é uma ótima oportunidade de comemorar e divulgar esse estilo.”

Os candidatos terão de desenvolver uma receita dentro dos três principais ingredientes determinados pela lei Reinheitsgebot - água, malte e lúpulo. Para isso, os aspirantes a Mestre Cervejeiro poderão se inspirar no portfólio da Eisenbahn que, atualmente, mantém 12 rótulos regulares e outros especiais que contemplam uma cuidadosa seleção dos melhores tipos de cerveja, desenvolvidos para satisfazer os mais exigentes apreciadores da bebida: Pilsen, Pale Ale, Strong Golden Ale, Weizenbier, Weizenbock, Kölsch, Eisenbahn 5, Dunkel, e Oktoberfest, seguem rigidamente a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza.

“Nos orgulhamos de poder ser referência no Brasil dentro da escola cervejeira alemã. Em 2016, queremos continuar essa história, valorizando os cervejeiros, mas também a tradição da marca Eisenbahn”, afirma Alexandre Candido, gerente de cervejas especiais da Brasil Kirin.

Como participar da edição 2016

Os interessados poderão realizar sua inscrição pelo portal www.mestrecervejeiro.eisenbahn.com.br e procurar um passo a passo. O concurso é nacional e sem taxa de inscrição. Após a realização da candidatura o candidato recebe as instruções e os próximos passos. Apenas cervejeiros caseiros podem participar com receitas de sua autoria.

O julgamento das cervejas é realizado por um time de profissionais ligados à área cervejeira como jornalistas, mestres cervejeiros, comerciantes de cerveja, entre outros, que são convidados a compor o júri. Todas as cervejas são avaliadas em degustação às cegas e nenhum juiz tem acesso às informações referentes ao autor da cerveja. A receita vencedora será produzida pela Eisenbahn como edição limitada e distribuída pelo país trazendo grande visibilidade para seu criador.

Em 2015, a 6ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn levou como desafio o estilo Irish Red Ale. O carioca Leandro Ribeiro Marques conquistou o prêmio após 8 meses de concurso e enfrentando mais de mil inscritos.