Louise Delage, a francesa que pregou uma peça contra o abuso do álcool

Armadilha no Instagram alerta para a complacência com o excesso de bebida nas redes sociais

Jovem que rapidamente ganhou milhares de curtidas era na verdade personagem da campanha "Like My Addiction" ("Curta o meu vício"), da organização Addict Aide (Foto: Reprodução/YouTube)

A francesa Louise Delage era daquelas jovens que em poucas semanas de Instagram conquistam dezenas de milhares de likes para as suas fotos e vídeos - no caso dela, mais de 50 mil em dois meses. Bonita, jovem, viajando o mundo, tornou-se uma meteórica influenciadora. Mas uma pista do que a fazia diferente mesmo passou despercebida por seus fãs: estava sempre com alguma bebida alcoólica em suas mãos (e o perfil não era específico sobre bebida, e sim sobre uma jovem comum compartilhando seu cotidiano). Na verdade Louise Delage, revela-se agora, é uma personagem da campanha Like My Addiction ("Curta o meu vício"), da organização Addict Aide, contra o abuso de álcool.

A primeira postagem do perfil fake criado para a campanha ocorreu em 1º de agosto. E, 150 posts depois, em 22 de setembro, os criadores da campanha publicaram o vídeo revelador da bem intencionada farsa. O objetivo foi alertar o quanto a sociedade está achando normal curtir o consumo excessivo de álcool nas redes sociais. Para saber mais sobre a campanha Like My Addiction (em francês), clique aqui, e para ver o vídeo revelador, clique abaixo.