Joelma e Chimbinha, as cervejas que a Urbana e a Treze lançam na Holanda

Cervejarias paulistanas desenvolveram receita com a Kaapse Brouwers, de Roterdã

Produção das novas cervejas colaborativas ocorreu na Kaapse Browers, em Roterdã (Foto: Divulgação)

A convite dos cervejeiros da Kaapse Brouwers, as cervejarias paulistanas Urbana e a Treze foram até Roterdã, na Holanda, produzir colaborativas. O primeiro resultado desta união foi o nascimento de uma "Strong Caipirinha Farmhouse IPA", criada por Bruno Couto e Eduardo Marques, da Treze, que se inspiraram em um dos drinques brasileiros mais famosos do mundo. E, posteriormente, André Cancegliero, da Urbana, com os cervejeiros Tsjomme e Etienne, da Kaapse, trabalharam na criação de uma "Double Brown Ale" com adição de tonka e catuaba. Uma recebeu o nome de Joelma, e a outra, de Chimbinha.

Na elaboração da Urbana, o destaque foi a harmonia entre aroma e sabor, numa combinação ousada.

“Queríamos fazer uma cerveja que levasse ingredientes brasileiros na receita, e como a semente de tonka é bem forte, optamos por uma cerveja que se completasse com esse elemento”, conta André, da Urbana.

A Treze também deu um toque nacional ao produto a fim de valorizar sabores que têm tudo a ver com o Brasil.

“Fizemos a cerveja, que tem alto amargor e teor alcoólico, passar por um filtro com pedaços de limão tahiti para trazer um pouco dos aromas e sabores da caipirinha. Ela também foi maturada com amburana, madeira clássica no envelhecimento de cachaça”, explica Eduardo Marques, que batizou a criação de Joelma, acompanhando o padrão da cervejaria Kaapse Brouwers, onde todas as cervejas levam nomes de pessoas.

E, para não perder a piada e completar o ‘par’ das cervejas brasileiras, a Urbana decidiu chamar sua nova criação de Chimbinha, fazendo uma homenagem à cultura popular brasileira de forma criativa e bem humorada.

Uma sugestão das cervejarias é provar as duas cervejas em uma combinação conhecida internacionalmente como black and tan, na qual uma cerveja clara, neste caso a Joelma, e uma escura, Chimbinha, são misturadas no mesmo copo.

Chimbinha, da Urbana, e Joelma, da Treze, serão lançadas entre junho e julho no bar da Kaapse, que na descrição dos cervejeiros brasileiros "fica dentro de um incrível food park às margens do antigo porto de Maashaven", na Holanda, e farão parte da carta de cervejas da casa.