AB InBev compra maior fornecedor de homebrew nos EUA

Com a Northern Brewer e a subsidiária Midwest Supplies, gigante aumenta controle do mercado

Comando da Norhern Brewer enfatizou o discurso "nada muda", ao confirmar a aquisição pelo braço de capital de risco da gigante cervejeira (Foto: Divulgação)

Comando da Norhern Brewer enfatizou o discurso "nada muda", ao confirmar a aquisição pelo braço de capital de risco da gigante cervejeira (Foto: Divulgação)

Nas últimas décadas, a cultura das cervejas artesanais e do faça você mesmo se expressou como uma alternativa à dominação das American Light Lager no mercado. As corporações que disseminaram as cervejas para serem bebidas "estupidamente geladas", como a AB InBev (no Brasil, Ambev), tornaram-se o alvo principal do movimento do slow brew. Essa manifestação começa a perder terreno ante o avanço do gigante cervejeiro, que enquanto engole outra macro (a SAB Miller) volta-se também para as pequenas, ao adquirir cervejarias artesanais de reputação, e agora ganha força no mercado do homebrewing, com a aquisição da Northern Brewer, a maior fornecedora para cervejeiros caseiros nos EUA, e de sua subsidiária Midwest Supplies.

As empresas foram adquiridas pelo braço de investimento de risco da InBev, a ZX Ventures. Todd Jackson, da Northern Brewer, confirmou o negócio em uma nota enviada à revista The Growler, com tom semelhante ao já exibido por outros líderes de empresas incorporadas pela InBev:

Temos visto um enorme crescimento no homebrewing nos quase 25 anos desde que Chris Farley fundou a Northern Brewing. A nossa comunidade continua a se expandir assim como a diversidade de ingredientes e equipamentos de qualidade disponíveis. A família de Northern cresceu exponencialmente desde 1993, sem nunca perder a identidade. Nossos funcionários e gerentes virão trabalhar todos os dias com o compromisso de serem os melhores na indústria. Ponto final. Algum dia nós queremos que o homebrewing seja tão comum como ofício doméstico nos Estados Unidos assim como a jardinagem ou a culinária. Mas sabemos que não chegaremos lá através da complacência.

Por isso, fomos adquiridos pela ZX Ventures, a unidade de crescimento disruptivo da AB InBev, para ajudar a levar para o próximo nível a nossa empresa e a nossa paixão por fazer excelentes cervejas. Eu quero ser claro sobre o que isto significa para a Northern Brewer. Nada vai mudar fundamentalmente como resultado deste negócio - de fato, as coisas só vão melhorar. A equipe de liderança da Northern continuará no comando e a empresa continuará a ser independente. Nossa equipe de funcionários dedicados vai continuar a servir e ajudar a nossa inovadora indústria. Nossa cultura permanecerá como é hoje: vibrante, enérgica, leal e dedicado a nossa missão e nossos clientes.

Os termos do negócio foram mantidos em sigilo. O fundador também divulgou um texto, no site da empresa, com teor semelhante ao de Todd Jackson. Para ler o texto (em inglês), clique neste link.