Plataforma da Heineken conecta gamers

O Beer Matchmaking é voltado a conectar pessoas de interesses e níveis de jogos similares

Iniciativa faz parte da campanha global da marca, intitulada "Nem toda a rodada é lá fora" (Foto: Divulgação)

Atualizada, 21/3/2024, 12:27

Quem é gamer já enfrentou essa situação: chegou o momento de jogar e nenhum amigo está disponível, seja por terem interesses diferentes ou horários desencontrados. A solução é recorrer ao matchmaker do jogo, correndo o risco de acabar com alguém que esteja em um nível muito diferente e, consequentemente, não conseguir jogar uma partida emocionante. Pensando nisso, a Heineken lançou a Beer Matchmaking, uma plataforma que mapeia o perfil dos consumidores que se cadastrarem na página e faz uma seleção baseada em detalhes como jogos preferidos, consoles, horários disponíveis e nível dos jogadores que estão em busca de uma partida, promovendo o match ideal. Os jogos online têm milhões de adeptos no mundo todo, em diferentes modalidades, como a dos casinos moveis em Portugal.

A iniciativa fez parte da campanha global da marca, intitulada "Nem toda a rodada é lá fora", desenvolvida pela agência Le Pub Brasil, que tem como objetivo mostrar que os gamers não são antissociais, e o jogo é também um ambiente de socialização e celebração. O Beer Matchmaking é mais uma ferramenta para conectar pessoas adultas que jogam, tomam cerveja e compartilham interesses em comum e, assim, apoiar a relação entre jogos eletrônicos e socialização.

Igor de Castro Oliveira, gerente sênior de marketing da marca Heineken 0.0 no Brasil, falou sobre a conexão que a marca promove:

"A nossa novidade chega para solucionar um problema dos gamers de um jeito simples e interessante. Mais uma vez, a Heineken® cumpre o seu propósito de conectar pessoas, inclusive em diferentes plataformas. O Beer Matchmaking é parte de um movimento ainda maior, que mostra que as amizades e boas relações se constroem também no online e por meio dos jogos."

A plataforma é totalmente gratuita e pode ser acessada em qualquer dispositivo, oferecendo match para vários jogos diferentes de uma só vez, como por exemplo Fortnite, Valorant, FIFA 23, LOL e Destiny 2.

No lançamento, a Heineken criou edições especiais e colecionáveis de sua embalagem, personalizadas com quatro diferentes modos de jogos: Moba (Multiplayer Online Battle Arena ou arena de batalha online para vários jogadores), FPS (First Person Shooter ou jogos de tiro em primeira pessoa), Esportes e RPG. As embalagens contêm QR Codes que direcionam os gamers para a plataforma Beer Matchmaking.

A embalagem especial com as categorias dos jogos pode ser adquirida no supermercado Mambo, unidade Morumbi, em São Paulo, ou pelo delivery, e estará disponível enquanto durarem os estoques.

Também lançou o filme Friends, que homenageia os streamers e suas comunidades de streams. O protagonismo fica a cargo do Gaules, maior streamer de games do mundo e parceiro da Heineken 0.0. A peça, veiculada no Brasil através de canais digitais, foi produzida pela Tropical Filmes e dirigida por Rog Souza.

Nem toda rodada é lá fora

As iniciativas fazem parte de mais uma fase da campanha 360° "Nem toda rodada é lá fora", a primeira campanha da marca voltada para games globalmente. Com uma estratégia de comunicação a longo prazo, a marca lançou a campanha oferecendo descontos para o público, depois trouxe conteúdo qualitativo por meio de filmes, posts e apoio de produtores de conteúdo. E também promoveu uma experiência imersiva nesse universo com o lançamento do Heineken 0.0 IceBox Bar, pub inspirado em um mapa do game Valorant, em São Paulo.

Felipe Cury, CCO de Le Pub Brasil, celebra os resultados da campanha "Nem toda a rodada é lá fora":

“Trouxemos uma conversa relevante sobre o público gamer para as pessoas de dentro e fora desse universo. Chegamos nessa fase muito satisfeitos com a quebra de mais um ester."