Goose Island Brewhouse reforça o roteiro cervejeiro de Pinheiros

Microcervejaria de Chicago funciona no coração do bairro paulistano

A casa tem, além dos rótulos premiados, cervejas exclusivas ali produzidas (Foto: Divulgação)

A casa tem, além dos rótulos premiados, cervejas exclusivas ali produzidas (Foto: Divulgação)

Referência entre os apreciadores de cerveja ao redor do mundo, a marca americana Goose Island abriu no Largo da Batata, no coração do cervejeiro bairro de Pinheiros, a sua Brewhouse. A casa, uma extensão da sede, em Chicago, tem, além dos rótulos premiados, cervejas exclusivas produzidas localmente e um cardápio contemporâneo. No Carnaval, por exemplo, a casa tem uma programação alternativa.

O lançamento marca o início de uma relação mais próxima com o Brasil e pretende replicar a experiência de quando foi fundada em uma região afastada de Chicago ajudando a revitalizar e fomentar ainda mais a vida cultural da cidade. O primeiro passo da iniciativa é o apoio ao movimento '#sopinheirostem, que procura desenvolver, de forma colaborativa, a comunidade de Pinheiros, seus lugares, personagens e movimentos culturais, com o “espírito” efervescente e democrático do local. Pessoas que são a cara de Pinheiros vão construir juntas iniciativas que agreguem ao bairro. A Brewhouse também vai valorizar os produtores locais do bairro usando matéria prima e formando parcerias com os comerciantes da região.

A Brewhouse

Com mais de 450 m² e capacidade para 140 pessoas, a casa fica em um sobrado de dois andares e chama atenção pela fachada rústica com tijolos aparentes, um visual industrial, além de um rooftop a céu aberto. Ao entrar, é possível acompanhar o processo de fabricação das cervejas onde os tanques e tinas de aço inoxidável, com capacidade para 15 mil litros mensais, produzem até cinco opções diferentes de chopes frescos, além de opções sazonais, colaborativas e convidadas, e um Cold Brew Coffee produzido com um blend de café personalizado e exclusivo da Brewhouse, totalizando 15 rótulos disponibilizados em 30 torneiras.

Entre os rótulos fixos oferecidos estão a 4 Star Pils que chama atenção com sua leveza refrescante; a Green Line, de amargor agradável e cítrico; a equilibrada Honkers, com sabor maltado; a dourada 312 Urban Wheat, e a Goose IPA para os amantes de uma cerveja com alta concentração de lúpulo. A premiada Sofie, do estilo Belgian Style Farmhouse seca, ácida e efervescente, também estará disponível em garrafas no Barrel Room – espaço dedicado ao envelhecimento das bebidas em barris de madeira. Os chopes são disponibilizados em formato Pint, Half-Pint e Fly, uma régua de degustação, além da linha Sour Sisters – Lolita, Juliet, Gillian, Madame Rose, Halia - oferecidas em garrafas de 750 ml.

O mestre-cervejeiro à frente da casa é Guilherme Hoffmann, que passou dois meses em treinamento na sede da Goose Island em Chicago, e assume a responsabilidade da criação e da elaboração das receitas locais.

“Produzir uma cerveja é contar uma história e fazer as pessoas sentirem o que nós sentimos. Queremos passar nossa essência com ousadia e originalidade”, conta.

A equipe é composta por “conselheiros” que estão a postos para sugerir sabores, aromas e harmonizações em todos os ambientes da Brewhouse.

“Todos que fazem parte desse projeto dividem a mesma paixão por cerveja. Somos conselheiros porque queremos trazer as pessoas para o nosso mundo”, explica Hoffmann.

No cardápio, como entrada, a sugestão são os Mini Rib Buns, sandubas de costelinhas de porco assados lentamente em forno a carvão com molho barbecue de mosto cervejeiro. Entre os pratos principais, o destaque fica com o The Duck Burger, burger de magret de pato com cebolas caramelizada na cerveja Honkers, queijo gruyere e maionese defumada, servido em um pão de brioche e o The Dry Aged Steak grelhado na brasa com manteiga com flor de sal e cebolas assadas. Para os vegetarianos, uma das opções é o Fire roasted gnocchis, nhoques de mandioquinhas e creme de queijo artesanal gratinados no forno a carvão.


Serviço

  • O quê: Goose Island Brewhouse
  • Quando: 3ª a 6ª das 18h às 1h, sábado das 12h à 1h e domingo das 12h às 22h
  • Onde: Rua Baltazar Carrasco, 191 – Pinheiros, São Paulo (SP)