Festivais

2º Festival Carioca terá brassagem de cerveja caseira

Evento é palco para produção de cerveja para encontro nacional das Acervas

Nova edição do evento se realiza nos dias 8 e 9 de abril, na Casa da Polônia, em Laranjeiras (Fotos: André Quelhas/Divulgação FCC)

Nova edição do evento se realiza nos dias 8 e 9 de abril, na Casa da Polônia, em Laranjeiras (Fotos: André Quelhas/Divulgação FCC)

Atualização: para acompanhar a edição mais atualizada do evento, clique aqui

A segunda edição do Festival Cervejeiro Carioca, marcada para os dias 8 e 9 de abril, na Casa da Polônia, em Laranjeiras (Rio), foi escolhida pela Associação de Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro (ACervA Carioca) para receber uma das brassagens do AcervA Brew Day. No mesmo fim de semana, AcervAs de todo o país farão cervejas artesanais em eventos abertos ao público, com produção destinada ao 12º Encontro Nacional das entidades, a ser realizado de 15 a 18 de junho. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Em sua edição de estreia, em janeiro, o Festival Cervejeiro Carioca também contou com brassagens feitas ao vivo, com grande interesse do público. No primeiro dia, a ACervA Carioca esteve no comando das panelas, que ficaram com a Cerveja Candanga na tarde seguinte.

Samuel Shor, organizador do evento ao lado de Diogo Amaral, destacou:

"Foi uma experiência muito positiva pelo fato de o público, que cada vez mais se interessa por cerveja, ter a chance de entender como a bebida é feita e saber que é possível fazê-la até mesmo em casa. Queremos reforçar essa cultura, que vem se fortalecendo muito ao longo dos últimos ano."

Em 2016, o ACervA Brew Day, que será oficialmente celebrado no dia 8 de abril, teve 30 brassagens espalhadas por todo o Brasil. Foram produzidos cerca de 2 mil litros de cerveja de 20 estilos diferentes.

Diogo Amaral observa:

"Esse é um dos eventos mais importantes do calendário cervejeiro no Brasil, e estamos muito felizes por fazer parte dele. Esperamos mostrar mais uma vez que o Festival tem verdadeiro DNA cervejeiro."

De volta a Laranjeiras

A primeira edição do Festival Cervejeiro Carioca, realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, teve a presença de mais de 2,8 mil pessoas. Ao todo, nove cervejarias levaram seus rótulos para harmonizar com dezenas de opções gastronômicas das mais variadas, como pratos árabes, poloneses, alemães, sanduíches e doces.

Após o sucesso do evento de estreia, a maioria dos expositores renovou sua participação para a edição de abril, que terá ainda mais variedades para o público - a relação completa será divulgada nos próximos dias. Outra novidade é o horário, agora prolongado: das 13h às 22h.

Parceria renovada

Assim como na edição anterior, o FCC dividirá o espaço com o Silo Criativo, que novamente reunirá alguns dos principais expoentes da cena de moda independente do Rio. A curadoria do evento é da empresária e designer de estampas Tatiana Ribeiro de Castro, fundadora da marca pano e integrante do espaço colaborativo de moda Malha.

O primeiro Silo Criativo teve a presença de 19 marcas locais de roupas e acessórios. A segunda edição do evento também está com vagas abertas para expositores, que podem solicitar o kit de apresentação pelo e-mail comercial.silocriativo@gmail.com.

Atrações musicais

A programação musical da segunda edição do festival já está definida, seguindo o mesmo modelo do evento anterior, com DJs e bandas. Em um dos dias, as carrapetas ficarão sob o comando do DJ Saddam, agora residente oficial do FCC. O palco terá muito rock com a Jack 'N' Coke Rock Band, no sábado (8), e a Banda Grecco, no domingo (9). Na última edição, as apresentações musicais levantaram o público presente.