Cerveja caseira

Vencedor do “Desafio da Panela” produz sua cerveja na Lund

Concurso, que teve o ganhador da etapa de Brasília, também será disputado em RJ e SP

O grupo na brassagem em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)

O grupo na brassagem em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)

Vencedor do I Concurso Desafio da Panela, realizado pela Cervejaria Lund exclusivamente aos cervejeiros caseiros de Brasília, Renzo Viggiano esteve no fim de semana na fábrica, em Ribeirão Preto (SP), para brassagem da sua receita vencedora de Russian Imperial Stout. O mestre-cervejeiro Evandro Zanini acompanhou o processo. Próximas etapas estão prevista, ainda para este ano, no Rio de Janeiro e em São Paulo (Interior e Capital), em parceria com distribuidores locais. (Para ler mais notícias sobre cerveja caseira, entre nesta seção da Beer Art)

Ao lado do filho Stefan, do mestre-cervejeiro e dos cervejeiros Bruno Ferreira e Ismael Santos, da Lund, Viggiano produziu 1.000 litros de cerveja, que será envasada em garrafas de 600 mL e disponibilizada para venda em pontos de vendas específicos de Brasília e no Bar da Lund, em Ribeirão Preto, a partir de 20/06.

Atendendo às especificações técnicas do estilo, com IBU 50-90, SRM 30-40 e ABV 8-12%, esta edição limitada de Russian Imperial Stout surpreendeu pela sua vasta gama de interpretações de malte, torrados e tostados, sendo classificada pela equipe de jurados do concurso como uma cerveja forte, única, complexa e harmoniosa, com sabor profundo de frutas secas e escuras e um agradável final agridoce.

“Quero agradecer a recepção de toda e Equipe Lund e parabenizar a direção da cervejaria pela iniciativa do concurso. Devo dizer que a experiência de fazer uma cerveja junto com um mestre cervejeiro, em uma instalação industrial, foi uma experiência fantástica, bem superior ao que eu imaginava. Contem comigo para edições nacionais deste concurso”, finalizou Renzo Viggiano em despedida e agradecimento aos organizadores do concurso.

O I Concurso Desafio da Panela

Para sua realização em Brasília, o I Concurso Desafio da Panela contou com o apoio da distribuidora BSB Trade. Em 13 de março, as amostras foram julgadas na sede da cervejaria, em Ribeirão Preto, por um grupo de 10 jurados:

  • Ismael Santos e Bruno Ferreira (Cervejaria Lund)
  • Patrício López (Empório Santa Therezinha)
  • Junior Santos (Cervejaria Katanga)
  • Carlos H. Braghin (Senac)
  • Tio Limongi (Cervejaria SP 330)
  • Caio Baliero
  • Paloma Del Papa e Thiago Pereira (Cervejaria Walfänger)
  • Fernando Topo (Cerveza Kraken)