Cervejarias

Grandes cervejarias lançam campanha pelo consumo responsável

Ação une Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil, via CervBrasil

Filme "Conte suas doses" é lançado no Dia Internacional do Consumo Responsável, 16 de setembro (Foto: Reprodução/YouTube)

Filme "Conte suas doses" é lançado no Dia Internacional do Consumo Responsável, 16 de setembro (Foto: Reprodução/YouTube)

No Dia Internacional do Consumo Responsável, celebrado em 16 de setembro, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que reúne quatro das maiores fabricantes de cerveja do país - Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil - lança a campanha "Conte suas doses". A ação ocorre pelo terceiro ano consecutivo.

Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil, explica:

“Esse dia é um marco da nossa busca pela conscientização sobre o consumo responsável, trabalho que realizamos continuamente.”

A associação tem, no consumo responsável, um dos seus pilares de atuação:

“O consumo responsável dos produtos das associadas pode ser inserido dentro de uma vida saudável e equilibrada.”

Com um filme desenvolvido em conjunto pelas agências Lynx e The Aubergine Panda, a CervBrasil irá disseminar informações sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelos jovens maiores de 18 anos. O vídeo está disponível no Canal do Youtube da associação, neste link.

“Quantas doses você vai beber hoje?” é a pergunta que dá início ao vídeo. Em seguida, o público é instruído a utilizar os números do teclado ou as orientações na tela do YouTube para escolher entre uma a nove doses. Da primeira à nona dose, a situação da personagem muda de acordo com o efeito causado pela quantidade de álcool no organismo, passando de um passeio pela balada sorrindo, curtindo com os amigos (uma dose) até o black out, acarretado pelo consumo excessivo (nove doses). Vale lembrar que não é necessário beber para se divertir e, claro, se for dirigir ou ainda não tiver completado 18 anos, a dose deve ser zero.

Com a hashtag #BoraContarUma, a campanha aproxima-se dos jovens e os estimula a contar as suas doses e a não beber em demasiado, alertando sobre o consumo consciente e inteligente de bebidas alcoólicas. Como as situações de abuso frequentemente geram arrependimento e constrangimento, um dos resultados positivos que pode ser esperado é uma maior consciência do número de doses ingeridas e a diminuição do consumo em excesso.

Sobre o filme

Com direção e fotografia de Marcos Alberti, o filme mostra a evolução gradativa do efeito do álcool no organismo, a partir da perspectiva do olhar da balada. A narrativa foi escolhida para criar uma identificação do público alvo da campanha com o tema, com uma abordagem interativa, que reforça que o poder de decisão está nas mãos do espectador.

Para determinar os efeitos das doses de álcool no organismo e produzir o filme, foram utilizados dados da Organização Mundial da Saúde, que estabelece que, para se evitar problemas com o álcool, o aceitável é até quatro doses para as mulheres e cinco doses para os homens, em uma única ocasião. Uma dose equivale a uma latinha de cerveja (350 ml), que é igual a um copinho de cachaça (30 ml) ou uma taça de vinho (100 ml). Cada bebida tem seu teor alcoólico, por isso beber uma lata de cerveja pode ser a mesma coisa que beber um copinho de cachaça ou uma taça de vinho, se as bebidas forem consumidas na mesma referencia de espaço de tempo. Em média, o corpo demora uma hora para metabolizar uma única dose de álcool.