Porto Alegre reúne concurso, congresso e festival da cerveja

Cursos durante o evento na capital gaúcha propiciam aperfeiçoamento para os cervejeiros

Sequência de eventos em Porto Alegre começou com a Copa da Cerveja Poa, que julgou centenas de rótulos (Foto: Divulgação)

Uma das capitais da cerveja artesanal no Brasil, Porto Alegre, vive uma semana de imersão, com concurso, congresso e festival. A sequência de eventos, organizada pela Matinê Cervejeira, representa uma oportunidade de aperfeiçoamento. O Congresso da Cerveja POA, com mestres nacionais e internacionais, oferece modalidades básicas e avançadas de curso entre os dias 16 e 18 de novembro, no Espaço Voz Coworking, no Shopping Total.

Serão dois níveis distintos de cursos. O primeiro com palestras mais introdutórias destinados aos cervejeiros iniciantes e os simpatizantes que buscam aprofundamento, com tópicos que vão desde harmonização de pratos com estilos de cerveja até a evolução da tecnologia dos equipamentos. Já o segundo nível reunirá conteúdos mais avançados e dialoga com profissionais da área e cervejeiros caseiros experientes. Os temas vão desde a água para produção cervejeira até uma imersão no processo de comunicação de uma cervejaria.

O congresso aborda temas importantes para quem está no mercado, como diferencial entre a concorrência, como divulgar sua cerveja, entre outros. Além de colocar os participantes bem próximos de referências mundiais, como John Palmer, Melissa Cole, Steve Piatz e Fergal Murray e os feras nacionais Fernanda Meybom, Rodrigo Ferraro, José Raymundo Padilha, Leo Gil, Estevão Chittó, Marcos Kalsing e Luiza Tolosi. Os valores dos ingressos terão preços acessíveis para possibilitar o maior número de adesões. Consulta de valores e inscrições direto com os organizadores Facebook.com/MatineCervejeira.

O Congresso da Cerveja integra a programação do Festival da Cerveja de Porto Alegre, que também realiza a Copa da Cerveja e dois dias de degustação e shows do rock gaúcho.

A programação

NÍVEL BÁSICO

QUINTA-FEIRA - 16/11

Palestra 1 – das 18:30 às 19:30 - A Arte da Harmonização - Palestrante: Melissa Cole.

Harmonizar cerveja e comida não é tão simples como você poderia pensar. Com tantos aspectos e sabores diferentes na cerveja, pode ser um grande quebra-cabeça se você não sabe por onde começar. Então deixe-se conduzir pela premiada especialista Melissa Cole para aprender os fundamentos da combinação entre cerveja e comida e você estará habilitado para dar seus primeiros passos de forma autônoma.

Beer Break – das 19:30 às 20:00

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – das 20:00 às 21:00 - Profissão: Sommelier - Palestrantes: Rodrigo Sawamura e Edu Pelizzon

Saiba todos os caminhos e compartilhe dicas de como se tornar um grande sommelier com Rodrigo Sawamura, um dos melhores sommeliers da atualidade no país e atual terceiro melhor do mundo, e Edu Pelizzon, eleito neste ano o melhor sommelier do Brasil. Uma conversa cheia de informação que vai esclarecer todas suas dúvidas e te encorajar a embarcar nesta jornada!

Beer Break 2 – das 21 às 21:15

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 3 – das 21:15 às 22:15 - Bem-vindo aos Anos Dourados da Produção de Cerveja! - Palestrante: John Palmer

Uma discussão sobre como a tecnologia cervejeira mudou durante o século 20 e sobre como isso impacta nossos métodos de produção atuais. A palestra inclui discussão completa sobre diacetil e maturação da cerveja.

SEXTA-FEIRA - 17/11

Palestra 1 – das 18:30 às 19:30 - Perspectivas sobre o Mercado de Cervejas no Brasil - Palestrante: Rodrigo Ferraro AGM)

Rodrigo Ferraro contará um pouco sobre sua trajetória à frente da Irmãos Ferraro, uma das mais consolidadas cervejarias do Rio Grande de Sul, e fará análise do mercado de cervejas regional e nacional. A partir de sua vivência como representante da ABRACERVA e da AGM e dos resultados de pesquisa recentemente realizada por encomenda da Associação, apresentará números relevantes para o setor e discutirá perspectivas para o futuro do mercado.

Beer Break – das 19:30 às 20:00

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – das 20:00 às 21:00 - Primeiros Passos na Produção de Cervejas - Palestrantes: Estevão Chittó e Marcos Kalsing

Estevão Chittó e Marcos Kalsing, cervejeiros caseiros por muitos anos e agora à frente da produção de cerveja na premiada Suricato Ales, apresentarão a informação básica para quem quer dar ou está dando seus primeiros passos na produção de cerveja em casa. Equipamentos básicos, insumos, literatura obrigatória são alguns dos tópicos que serão cobertos.

Beer Break 2 – das 21:00 às 21:15

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 3 – das 21:15 às 22:15 - Uma Introdução ao Hidromel Palestrante: Steve Piatz

Steve Piatz apresentará informação básica sobre essa bebida à base de mel conhecida como hidromel (mead, em inglês). A palestra contemplará aspectos históricos do hidromel e promoverá discussão sobre terminologia básica usada para categorizar os diferentes tipos de hidromel em competições. Steve abordará os passos básicos para a produção moderna da bebida e guiará os participantes no caminho de criação de suas próprias receitas.

SÁBADO – 18/11

Palestra 1 – 10:00 às 11:00 - Painel sobre o BJCP Juízes, concursos e avaliações cervejeiras - Palestrantes: Rosaria Penz Pacheco, Humberto Frölich e Estevão Chittó

Entenda os caminhos e processos que envolvem o BJCP, uma organização sem fins lucrativos formada em 1985 nos Estados Unidos para promover alfabetização cervejeira e apreciação da verdadeira cerveja. Focado em reconhecer e desenvolver habilidades na degustação e avaliação de cervejas. Foi descrito na imprensa como um programa de estudo prático criado para ensinar aspirantes a entusiastas de cerveja sobre a essência de todo tipo de cerveja". O BJCP certifica e qualifica juízes de cerveja através de um processo de examinação e monitoramento. Para ser um membro é necessário submeter-se ao exame do BJCP.

Beer Break – 11:00 às 11:15

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – 11:15 às 12:15 - Um Panorama sobre os Estilos de Cerveja | Palestrante: Fernanda Meybom

A engenheira química Fernanda Meybom, uma das mais destacadas sommeliers de cerveja do Brasil, apresentará uma visão geral dos principais estilos de cerveja e escolas cervejeiras do mundo.

Intervalo para almoço – 12:15 às 13:15

Palestra 3 – 13:15 às 14:15 - Bate Papo Cervejeiro - Uma conversa sobre a trajetória do mestre-cervejeiro da Guiness - Palestrante: Fergal Murray

Saiba como é o cotidiano de um mestre-cervejeiro dentro de uma das maiores e mais famosas cervejarias do mundo. Uma conversa informal e descontraída onde você poderá dividir as experiências e histórias de Fergal Murray dentro e fora da Guiness. Inspiração, realidade e muita informação são garantidas.

NÍVEL AVANÇADO

QUINTA-FEIRA – 16/11

Palestra 1 – das 18:30 às 19:30 - Utilização de Maltes na Produção de Cervejas - Como Explorar Diferentes Técnicas - Palestrante: Marcos Odebrecht Jr.

Conheça as principais características dos maltes, formas de utilização e como conceber uma receita a partir deste insumo. Marcos Odebrecht, sócio-fundador da maltaria Maltes Catarinense, dividirá com os presentes sua experiência no assunto e trará conteúdo e informações sobre o tema.

Beer Break – das 19:30 às 20:00

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – das 20:00 às 21 - Cooperação entre Cervejarias e o Mercado do Rio de Janeiro - Palestrante: Leo Gil

Leo Gil, da Three Monkeys, apresentará as perspectivas para o trabalho da recém fundada AMACERVA RJ e compartilhará relatos sobre o trabalho de co-gestão na Cervejaria Trópica e na empresa de logística criada coletivamente pelas cervejarias Hocus Pocus, Trópica, W-Katz e Three Monkeys.

Beer Break 2 – das 21:00 às 21:15

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 3 – das 21:15 às 22:15 - Empreendedorismo e o Mercado da Cerveja - Palestrante: Luiza Lugli Tolosa

Luiza Tolosa, sócia fundadora da Cervejaria Dádiva e da recém criada Distribuidora Dádiva, de Várzea Paulista, fará, a partir de sua experiência como gestora destas empresas, análise sobre oportunidades de negócio no mercado cervejeiro. A Dádiva como cervejaria produz hoje mais de 10 rótulos próprios, além de produzir a cerveja de marcas como Dogma, Urbana e Synergy. A jovem distribuidora já atende quatro marcas: Avós, Mafiosa, Treze e Suricato.

SEXTA-FEIRA – 17/11

Palestra 1 – das 18:30 às 19:30 - Desenvolvimento de Receitas - Palestrantes: Estevão Chittó e Marcos Kalsing

A partir de sua experiência como cervejeiros caseiros, período durante o qual desenvolveram e testaram mais de 200 receitas somando a trajetória individual de cada cervejeiro e o período em que produziram juntos antes de decidirem ingressar no mercado da cerveja, Estevão e Marcos Chittó levaram para a Suricato Ales um DNA institucional baseado no experimentalismo. Em menos de dois anos de cervejaria, são mais de 40 receitas produzidas e comercializadas, além de inúmeras outras em desenvolvimento. Nessa palestra, os dois compartilharão informação sobre seu método de trabalho e como organizar os processos da cervejaria para o desenvolvimento de receitas de qualidade.

Beer Break – das 19:30 às 20:00

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – das 20:00 às 21 - Catharina Sour: primeiros passos para uma escola brasileira? - Palestrantes: Idney Nuno José da Silva

A iniciativa das cervejarias de Santa Catarina está dando o que falar. A ação tenta se consolidar internacionalmente e seus movimentos fluem na direção de lutar pelo reconhecimento mundial do estilo. Entenda a origem das ideias e as aspirações futuras do projeto em uma conversa cheia de informação com Idney “Nuno” José da Silva Jr., engenheiro de produção, sommelier de cervejas do Instituto Cerveja Brasil 2013, pós-graduando em tecnologia cervejeira e sócio proprietário e cervejeiro do The Liffey Brew Pub.

Beer Break 2 – das 21:00 às 21:15

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 3 – das 21:15 às 22:15 horas - Colocando Água em Perspectiva | Palestrante: John Palmer

Uma discussão detalhada sobre água e por que, quando e como ajustá-la para a produção de cerveja. John Palmer discutirá a importância de monitorar o pH durante a produção de cerveja. A palestra é direcionada a cervejeiros que já dominam os processos de fermentação e desenvolvimento de receitas.

SÁBADO – 18/11

Palestra 1 – 10 às 11 horas - Porque Caprichar na Cerveja da Sobremesa - Palestrante: José Raimundo Padilha

Com tanta concorrência, hoje em dia não basta apenas saber fazer cervejas de qualidade, tem que fidelizar o consumidor com experiências únicas. Ir além do óbvio no casamento de doces e cervejas transforma o contato com a sua cerveja em momentos que serão lembrados por toda a vida.

Beer Break – 11:00 às 11:15 horas

*Cada participante terá direito a um half pint por beer break

Palestra 2 – 11:15 às 12:15 horas - Técnicas modernas de produção de Sour Beers | Palestrante: Steve Piatz

Nessa palestra, Steve Piatz cobrirá primeiro o básico sobre todos os tipos de Sour Beers. Alguns dos organismos envolvidos nos processos desse grupo de cervejas serão apresentados, com suas características. A fala ainda abordará as categorias de Sour Beers que figuram no BJCP. Steve apresentará brevemente os métodos tradicionalmente utilizados para a produção de Sour Beers e depois discutirá as ténicas modernas de acidificação que vem sendo utilizadas pelos cervejeiros.

Intervalo para almoço – 12:15 às 13:15 horas

Palestra 3 – 13:15 às 14:15 horas - A Arte da Comunicação Cervejeira - Palestrante: Melissa Cole

Você está comunicando corretamente suas mensagens-chave? Você possui todas as ferramentas que um jornalista precisaria para gerar conteúdo sobre sua marca? Que ferramentas você está usando, não apenas para seu mercado local, mas para o mercado global em potencial? Você poderia estar deixando de atingir parte do seu mercado sem sequer se dar conta? Depois de 18 anos escrevendo sobre o mercado de lazer e hospitalidades e sobre cerveja especificamente, a Melissa Cole já viu de tudo e dará dicas sobre como evitar as armadilhas de uma comunicação ineficiente.


Serviço

  • O quê: I Copa da Cerveja POA, I Congresso da Cerveja POA e Festival da Cerveja POA
  • Quando: 14 a 19 de novembro (Copa de 14 a 16, congresso de 16 a 18 e festival em 18 e 19 de novembro) - inscrições de amostras para a Copa até 29 de outubro
  • Quanto: o custo para inscrição é de R$ 95 na Copa
  • Como: as inscrições de amostras para a Copa podem ser feitas até 29 de outubro no portal do Sympla, que também disponibiliza o regulamento neste link