Cervejeiros têm novo grande evento, o Festival da Cerveja POA

Evento reúne Copa da Cerveja, congresso e festa de 14 a 19 de novembro, na capital gaúcha

Festival da Cerveja POA aglutina três eventos em uma semana cervejeira na capital gaúcha (Foto: Divulgação)

Festival da Cerveja POA aglutina três eventos em uma semana cervejeira na capital gaúcha (Foto: Divulgação)

Concebido para ser um evento com a grandiosidade de similares mas com preços mais acessíveis, o Festival da Cerveja POA estreia na semana do feriado de 15 de novembro de 2017. Com o prestígio de ser a capital brasileira com o maior número de cervejarias artesanais, Porto Alegre (RS) passa a ter seu festival internacional com concurso e congresso. Para o evento, um dos destaques na Agenda Cervejeira, são esperados nomes como o irlandês Fergal Murray, mestre-cervejeiro da Guinness, e o americano John Palmer, escritor que é referência para quem atua na área. O time internacional se completa com o também americano Steve Piatz (segundo juiz mais graduado no BJCP) e uma das mulheres mais influentes na indústria das bebidas, a inglesa Melissa Cole. Com avaliadores nacionais, eles compõem o júri da I Copa da Cerveja POA.

A competição é destinada às cervejarias que têm como objetivo se tornar referência em premiação e avaliação técnica de cervejas. Uma das metas desta primeira edição é garantir representatividade e participação de cervejarias de todo o território nacional e expandir o campeonato para marcas internacionais (confira abaixo como fazer a inscrição). A Copa acontecerá entre os dias 14 e 16 de novembro, e os vencedores serão conhecidos em festa de premiação, 17 de novembro. Serão premiadas 21 categorias, além das 3 melhores cervejas e cervejarias.

Para os estudiosos e entusiastas da cerveja, o Festival da Cerveja POA realizará um Congresso com presença de palestrantes nacionais e internacionais. Dividido em dois níveis de aprofundamento, o encontro contemplará desde harmonização de pratos com estilos de cerveja até a evolução da tecnologia dos equipamentos estão entre os temas do nível básico. Os participantes que se inscreverem nas palestras avançadas compartilharão assuntos como, água para produção cervejeira até uma imersão no processo de comunicação de uma cervejaria. Conforme a organização, os valores dos ingressos terão preços acessíveis para possibilitar o maior número de adesões e o contato direto com os palestrantes: John Palmer, Melissa Cole, Steve Piatz e Fergal Murray, além de destaques nacionais como Fernanda Meybom, Rodrigo Ferraro, José Raymundo Padilha, Leo Gil, Estevão Chittó, Marcos Kalsing e Luiza Tolosi. São três dias de programação começando no dia 16 e finalizando no sábado, dia 18 de novembro.

Festival da Cerveja Poa

O encerramento do projeto será um grande festival que reunirá 50 cervejarias e uma dezena de opções gastronômicas. Essa festa contará ainda com shows de bandas como Ultramen e Cachorro Grande, além de DJs e outras atrações culturais. O Festival da Cerveja Poa é aberto ao público e acontece nos dias 18 e 19 de novembro. Conforme os organizadores, os ingressos terão "valores populares". Mais de 200 rótulos e uma infinidade de estilos estarão ao alcance do público, que também poderá degustar em primeira mão algumas das cervejas premiadas na I Copa da Cerveja POA.

O evento é uma realização da produtora cultural Matinê Cervejeira, com apoio do Grupo Austral, Accor Hotels, Transportadora LATAM Cargo e da Associação Gaúcha de Microcervejarias.


festival-cerveja-poa

Serviço

  • O quê: I Copa da Cerveja POA, I Congresso da Cerveja POA e Festival da Cerveja POA
  • Quando: 14 a 19 de novembro (Copa de 14 a 16, congresso de 16 a 18 e festival em 18 e 19 de novembro) - inscrições de amostras para a Copa até 29 de outubro
  • Quanto: o custo para inscrição é de R$ 95 na Copa
  • Como: as inscrições de amostras para a Copa podem ser feitas até 29 de outubro no portal do Sympla, que também disponibiliza o regulamento neste link