Weird Barrel e Seasons produzem colaborativa

Da experiência conjunta vai resultar a primeira New England IPA produzida pelas cervejarias

Brassagem será conduzida por João Becker, da Weird Barrel, e Leo Sewald, da Seasons (Fotos: Weird Barrel/Divulgação e Ricardo Jaeger/Beer Art)

Brassagem será conduzida por João Becker, da Weird Barrel, e Leo Sewald, da Seasons (Fotos: Weird Barrel/Divulgação e Ricardo Jaeger/Beer Art)

Os cervejeiros do brewpub Weird Barrel, de Ribeirão Preto (SP), e da cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS), se reúnem no sábado, 11 de fevereiro, no brewpub para produzir uma cerveja colaborativa. Da experiência conjunta vai resultar a primeira New England IPA produzida pelas cervejarias. Essa variação de India Pale Ale vem atraindo lupulomaníacos no Brasil e no exterior.

Leonardo Sewald (Seasons) e João Becker (Weird Barrel) desenharam uma receita com quantidades mais que generosas das variedades Citra, Columbus e Amarillo. A New England IPA, que ainda não foi batizada, promete aspecto turvo e denso com aromas e sabores complexos que se destacam sobre o amargor.

Rafa Moschetta, sócio do brewpub, explica:

“Esta será a primeira de quatro colaborativas que faremos ao longo do ano, sempre trazendo cervejeiros de destaque que tenham sintonia com o estilo da Weird Barrel. Aproveitamos a presença do Leo Sewald, que assim como o João Becker começou na profissão como homebrewer, e convidamos os cervejeiros caseiros da cidade para confraternizar no bar.”

A NE IPA da Weird Barrel e Seasons terá produção única estará disponível exclusivamente no brewpub, a partir do início de março.

Cervejas gaúchas

Para comemorar a produção conjunta, as torneiras da Weird Barrel irão receber duas cervejas da Seasons. Uma delas será a Holly Cow #2, uma Double American IPA colaborativa com a norte-americana Green Flash Brewing Co., de San Diego, CA. A outra convidada da Seasons será a Basilicow, uma cerveja de trigo estilo belga (wit) que leva manjericão na receita e foi eleita Cerveja do Ano no 3º Concurso Brasileiro de Cerveja 2015, realizado em Blumenau (SC).

New England IPA

A variação do estilo American India Pale Ale conhecida como New England IPA ou Juicy IPA ou Vermont IPA teve origem no extremo nordeste dos Estados Unidos. Embora receba doses generosas de lúpulo, sua principal característica não é o amargor extremo mas sim os sabores e aromas conferidos pela flor. Por não ser filtrada a cerveja se destaca pela turbidez, reforçada por cereais como trigo, aveia ou centeio que são adicionados na receita bem como na quantidade enorme de lúpulo. No sabor de malte é mínimo para que as características do lúpulo se sobreponham.


Serviço

  • O quê: produção de cerveja colaborativa do brewpub Weird Barrel, de Ribeirão Preto (SP), com a cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS)
  • Quando: 11 de fevereiro, sábado
  • Onde: Rua Altino Arantes, nº 1854 – Ribeirão Preto (SP)
  • Quanto: entrada gratuita