Beer Break organiza excursão cervejeira para Petrópolis

O sommelier Gustavo Renha criou empresa para reunir diferentes atividades cervejarias

Gustavo Renha compartilha o seu conhecimento sobre cerveja em diferentes frentes, desde cursos a um programa no rádio (Foto: Bruno Rodrigues/Divulgação)

Empresa do sommelier Gustavo Renha, o Beer Break oferece excursões guiadas para os apreciadores das cervejas especiais. A próxima saída ocorre em 15 de julho, com partida às 7h de Niterói e às 8h30min de Botafogo, rumo a três cervejarias de Petrópolis (RJ), integrantes da Rota Cervejeira RJ. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Na experiência comandada por Renha é possível conhecer um pouco mais sobre a produção, com tour guiado pelos cervejeiros e pelo sommelier, entender as estruturas de diferentes fábricas e trocar ideia com pessoas que amam cerveja, além de contar com sorteios de brindes, bate-papo cervejeiro, kit de boas-vindas e algumas surpresas pelo caminho.

O roteiro começa na nova cervejaria Brewpoint, a partir daí o grupo vai conhecer mais sobre a história da cerveja no Brasil e no Mundo no Museu da Bohemia, já no restaurante da Bohemia, o almoço harmonizado (entrada, prato principal e sobremesa) com cervejas será servido. A quarta parada será na nanocervejaria da Bohemia, onde são feitos os testes dos novos produtos. O último local visitado será o Buda Beer, um brewpub sensacional que também fica na cidade de Petrópolis. O ônibus retorna no mesmo dia, à noite, para o local de saída.

O Beer Break

Não é de hoje que o sommelier Gustavo Renha é conhecido na cena cervejeira no Rio. O carioca, que começou sua história na área como garçom, desenvolveu sua carreira como sommelier de cervejas especiais há cerca de oito anos, quando o assunto ainda não era tão difundido. Começou estudando por conta própria, para agradar aos clientes do bar em que trabalhava, onde havia cerca de 30 rótulos diferentes. Nos anos que se passaram fez cursos sobre o tema, até então escassos, formou-se sommelier e se especializou como consultor.

Renha hoje se divide em várias funções, como produtor de eventos, consultor, apresentador programa de rádio, curador, coordenador de curso e jurado. Organizou todas essas frentes e abriu sua empresa Beer Break, voltada a criar “soluções cervejeiras”.

A empresa oferece cursos, treinamentos de brigada, palestras, consultoria para bares e restaurantes, degustações, produção de eventos, excursões temáticas e soluciona outros problemas do mundo das cervejas. As excursões, sempre guiadas, nacionais e internacionais também são constantes. O lema de Renha é “se eu não conseguir resolver vou achar alguém que resolva para o meu cliente”.

Até o final do ano, o Beer Break já tem uma agenda de cursos personalizados sobre os fundamentos da cerveja com uma degustação guiada de 12 rótulos. São ministrados às segundas-feiras, pelo menos uma vez ao mês, com oito horas de duração, apostila e certificado. O curso tem como diferenciais o número reduzido de pessoas - no máximo seis -, e um dia da semana adequado para os que trabalham em bares e costumam folgar às segundas.

Gustavo Renha se formou em Sommelier de Cervejas na Associação Brasileira de Sommeliers/SP e fez Especialização em Estilos de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil/SP, em 2012. Em 2013, formou-se em Administração dos Negócios da Cerveja pela FGV/SP e em 2015 em Planejamento e Administração de Bares pelo Senac/SP. No ano de 2016 conclui os cursos de Especialização de Harmonizações de Cerveja pelo Instituto da Cerveja/SP e Gestão de Empreendimentos Gastronomicos pelo Senac/SP.

Foi idealizador do programa Rock 'n' Beer (na Rádio Cidade 102.9), "único programa de cerveja do mundo de rádio que funcionava cinco dias por semana", além de locutor no programa Cervejantes, primeiro programa na televisão brasileira sobre cervejas caseiras, que foi ao ar em 10 episódios no canal + Globosat.

Faz consultoria para o AM/PM, em todo o Brasil, com processo de reorganização de todo o projeto BeerCave (projeto em vigor pelos próximos 5 anos). Produz festivais de cervejas sempre com temáticas e planejamentos diferenciados, com o foco na real cultura cervejeira, trazendo recordes de públicos para o evento.

Idealizou os treinamentos de brigadas de bar, pioneiros no Rio, tendo o Cine Botequim, a importadora Buena Beer e o Armazém São Jorge como principais protagonistas. Fez parte do júri de campeonatos cervejeiros nacionais e internacionais.


Serviço

  • O quê: Beer Break faz excursão cervejeira para Petrópolis
  • Quando: 15 de julho de 2017, sábado, com saída de Icaraí, Niterói às 7h e de Botafogo, Rio, às 8h30min, e chegada por volta das 22h
  • Onde: a Beer Break fica na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº460 - sala 402, Centro, Niterói/RJ
  • Quanto: R$ 390 em até 3x
  • Como: mais informações via contato@gustavorenha.com.br