10 sites nacionais para quem faz cerveja caseira

 Sites trazem dicas de equipamento, como usar, além de recursos virtuais que facilitam o trabalho do homebrewer (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

Sites trazem dicas de equipamento, como usar, além de recursos virtuais que facilitam o trabalho do homebrewer (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

Com o objetivo de facilitar a vida de quem pretende fazer cerveja caseira, a revista Beer Art selecionou 10 sites brasileiros que oferecem conhecimento importante e em alguns casos até mesmo ferramentas virtuais que auxiliam o homebrewer. São blogs, portais, seções de fornecedores de insumos e equipamentos, páginas de associações, todas tendo em comum conteúdo útil, como apoio relevante para quem faz ou quer fazer cerveja em casa. Também há uma seleção de sites internacionais, neste link.

Confira a seguir os 10 sites nacionais e uma descrição de cada um. E salve também o endereço revistabeerart.com/como-fazer, onde esta lista, assim como outras dicas, guias e notícias sobre homebrewing estão disponíveis.


A Beer Art criou esta seção em seu site para agrupar conteúdos de interesse e utilidade para os cervejeiros caseiros, inclusive as próprias listas de sites úteis. Na seção, você encontra também notícias, os guias atualizados BA e BJCP, entre outros conteúdos.


Fabiana Büll Haik, a Bia Bier, combinou a formação como sommelier e homebrewer com a habilidade da comunicação em vídeo, para criar o curso online que ensina a fazer cerveja em casa. Para saber mais sobre o curso, com 16 aulas e sala virtual para tirar dúvidas, confira aqui.


Acervas

beer art

Os sites das Acervas são excelentes referências para os cervejeiros caseiros, com troca de informações, agenda de eventos, dicas e curiosidades. Como exemplo, a Acerva Carioca que traz um vasto material didático, boletins técnicos, glossário e um Beer Map. Para acessar clique aqui.


Podcast quinzenal criado por Estevão Chittó - sócio e cervejeiro da Suricato Ales, e um dos cervejeiros caseiros mais premiados do Brasil - e Henrique Boaventura, cervejeiro caseiro, Juiz BJCP. O objetivo é trazer "os assuntos mais recentes, técnicas, responder dúvidas e polemizar".


botto.jpg

Editado por Leonardo Botto, o blog apresenta experiências cervejeiras, sobre receitas, equipamentos ou insumos, e notícias relacionadas à produção caseira da bebida. Um grande destaque do espaço online é um Manual Básico com os principais conceitos cervejeiros.


Trata-se de um portal com dicas e informações para quem quer produzir cerveja em casa. Nasceu de um site que tem mais de 5 anos de atividade, gerenciado por três cervejeiros caseiros. O espaço também publica vídeos e uma galeria de imagens sobre cerveja caseira do Brasil.


beer art

Desenvolvido pela WE Consultoria, o site fornece informações ao mercado de cerveja artesanal. Com layout bem simples, o espaço é bastante útil principalmente para quem está começando a se aventurar pela produção cervejeira, contando inclusive com um passo a passo de como preparar, lista de equipamentos, ingredientes e etapas da fabricação.


O www.homebrewtalk.com.br é uma parceria com o HomebrewTalk norte-americano, o maior fórum do mundo sobre cerveja caseira. A versão brasileira é a maior comunidade nacional de cervejeiros caseiros.

Acesse aqui o homebrewtalk.com, a versão em inglês do fórum.


Blog da loja de insumos e equipamentos, o Lamas Brew Shop oferece uma lista de ferramentas de apoio ao cervejeiro. Desde informações sobre fermentação, maturação , dicas sobre equipamentos e processos como o uso de densímetros e refratômetros, até arquivos de para serem usados no Beer Smith (software cervejeiro) e tabela periódica dos estilos da cerveja.


Fundado por Bernardo Couto, à época que ainda a cervejaria 2cabeças era apenas uma ideia, o portal Homini Lúpulo está hoje em outras mãos, mas continua sendo consultado por homebrewers.