Palácio de Cristal reaberto e pronto para a Bauernfest

Espaço em Petrópolis atrai mais de 2,5 mil visitantes no fim de semana após reabertura

Local turístico da chamada Cidade Imperial começa a receber atrações neste fim de julho (Foto: Divulgação)

Atualizada, 27/7/2022 11:35

Depois de dois anos fechado, o Palácio de Cristal, palco principal da Bauernfest entre outras atrações, foi entregue pela prefeitura de Petrópolis (RJ) na manhã de sexta-feira (22). Mais de 2,5 mil visitantes estiveram no Palácio de Cristal no sábado e no domingo, primeiro fim de semana depois da reabertura do espaço. O grande número de visitantes, que tiveram várias atividades culturais como atrativo adicional, não é o único motivo de comemoração para a Secretaria de Turismo: a taxa de ocupação hoteleira na área central da cidade chegou a 83,5%, uma das maiores registradas neste ano. Na segunda-feira (25) teve início a montagem do burgo alemão para a Bauernfest, por isso haverá limitação na visitação ao Palácio de Cristal até a festa.

O prefeito Rubens Bomtempo comentou:

"A volta do Palácio de Crsital ao nosso roteiro turístico-cultural, após mais de dois anos fechado, é expressão da retomada econômica de Petrópolis. Poder reabrir o palácio, restaurado, é um orgulho que compartilhamos com todos os petropolitanos."

Ao lado da primeira-dama e secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, ele voltou ao palácio ontem, dois dias depois de ter presidido a cerimônia de reabertura.

A secretária municipal de Turismo, Silvia Guedon, destacou a importância do Palácio de Cristal para a demanda turística, já que o prédio histórico de ferro e vidro é um dos atrativos mais procurados no Centro, com a Catedral de São Pedro de Alcântara, reinaugurada no dia 1º.

"Os turistas estão se sentindo muito atraídos para passar um fim de semana em Petrópolis com esses dois atrativos abertos. Temos as melhores expectativas para as próximas semanas", afirmou.

A taxa de ocupação hoteleira no fim de semana, observou a secretária de Turismo, mostra que o movimento turístico está "muito aquecido" na alta temporada em Petrópolis. Além de atingir 83,3% na região Central, a taxa alcançou 91,2% nos demais distritos, incluídos Itaipava, Araras e a localidade de Secretário. Outra razão para ver o período com otimismo, acrescentou Silvia Guedon, é o esperado prolongamento da temporada de inverno, pois a Bauernfest será realizada de 12 a 28 de agosto.

Como no tempo da inauguração, em 1884, o Palácio de Cristal foi reaberto com exposição de orquídeas, violetas, bromélias, cactos e outras espécies cutivadas por produtores petropolitanos, que puderam ser adquiridas pelos visitantes. Junto com esse atrativo botânico e a beleza do lugar, os turistas e moradores da cidade puderam apreciar a roda de capoeira do Mestre Fumacinha e ouvir o grupo de choro Espanta Freguesia, o duo Gracindo e Magnani e a sambista Mayara Ferreira.

A programação dominical incluiu também uma oficina sobre turbantes, ministrada por Soninha Maracanã, para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda-feira. Uma das que conheceram a simbologia do turbante como afirmação da resistência negra foi a menina Nicole, 8 anos, levada ao Palácio de Cristal pelo pai, o fotógrafo Glauco Medeiros. Nicole voltou para casa com um turbante colorido, presenteada por Soninha.

Dentro e fora do Palácio de Cristal, uma cena foi comum ao longo dos dois dias: turistas e petropolitanos - muitos, com crianças - fotografando o espaço com smartphones e posando para selfies. O casal Valéria Valadão e Wendell Yanes, de Duque de Caxias, subiu a serra no sábado e voltou encantado com a restauração, além de ter elogiado o novo piso externo, de fulget.

"Vim aqui há tempos e lembro que o chão era de pedrinhas. Ficou bem melhor. E o Palácio está lindíssimo", disse Valéria.

As obras externas no Palácio de Cristal começaram em outubro de 2019 e foram paralisadas no início de 2020, por problemas que levaram à substituição da empresa contratada e devido a pesquisas arqueológicas no subsolo da área externa. Em janeiro deste ano, as obras foram retomadas pela atual gestão.

Momento durante a obra (Foto: Divulgação)

Qualidade e estética

O fulget é uma técnica de pavimentação que utiliza granito e quartzo triturados e aglutinados com resina, proporcionando drenagem e resistência. Adotado em espaços como o Terreirão do Samba, no centro carioca, e na área externa da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), no bairro paulistano do Butantã, o novo piso foi aplicado nos quase 600 metros de passeios do jardim do palácio – uma área pavimentada de 2.240 metros, das quais 780 metros vão suportar o peso de veículos.

Os caminhos de fulget ao redor do Palácio de Cristal têm placa desse material com espessura de 2,5 centímetros, sobre camada de 16 centímetros de pedra britada, assentada em solo compactado. Para eficiência da drenagem nos dias de chuva, um sistema de recepção de água instalada em meio à brita será conectado à rede pluvial. No trecho com capacidade para automóveis, ligado ao portão lateral do jardim, o fulget terá base de concreto.

Na Secretaria de Obras, Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, o engenheiro Diego Cariús Machado, do Departamento de Obras Públicas, explicou durante a obra:

"Vamos incorporar não somente um piso de característica drenante à estética do Palácio de Cristal, mas também de melhor qualidade, sem fugir visualmente do que existia antes."

Palácio de Cristal é um dos cartões-postais da serra fluminense (Foto: Divulgação)

A inauguração do Palácio de Cristal

Um baile promovido pela Princesa Isabel, em 2 de fevereiro de 1884, anunciava a inauguração do que hoje é um dos principais patrimônios histórico-culturais de Petrópolis. Encomendado pelo Conde d’Eu, marido da princesa, o Palácio de Cristal, palco principal da Bauernfest, marca um importante episódio da história do Brasil quando, em 1º de abril 1888, antecipando-se à Lei Áurea, a Princesa Isabel entregou 103 títulos de liberdade aos escravos de Petrópolis.

Em 2019, foram celebrados os 140 anos de sua Pedra Fundamental, já que a obra durou cinto anos para ficar pronta. Depois de passar por Museu Histórico de Petrópolis, Escola de Música, clube de escoteiros e até quartel do Corpo de Bombeiros, o Palácio é hoje um dos atrativos mais visitados da Cidade Imperial e palco das principais festas do município, que chegam a movimentar R$ 400 milhões na economia.

Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município tem sua estrutura pré moldada vinda da França, inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Pelos jardins e o interior do Palácio hoje passam festas que homenageiam os colonos alemães, como a Bauernfest, além de italianos, como a Serra Serata, japoneses, como o Bunka-Sai, entre diversas outras. Só em 2018 foram 189 dias de eventos promovidos pela prefeitura e também pela iniciativa privada. Entre dezembro e janeiro, o Natal Imperial movimentou o local e atraiu ainda mais visitantes com uma decoração especial.

Instalado para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros, já que o Conde d’Eu fazia parte da Sociedade Agrícola de Petrópolis, este dia 2 fevereiro também é marcado pela inauguração da primeira exposição de horticultura, em 1875, que contou com a presença até do imperador D. Pedro II. Há quem diga que o Palácio foi um presente para a Princesa Isabel, mas o historiador Joaquim Eloy diz que a história não foi bem essa:

"O presente foi, na verdade, para a sociedade hortícola, a qual a princesa fazia parte. Tanto que o patrimônio não ficou na Família Imperial. O Palácio de Cristal é muito importante porque é o único no mundo daquela época, porque foi construído pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel e também porque abrigou muitos eventos importantes. E o papel dele deve ser esse, continuar movimentado. Ele é festivo, tem jardins muito interessantes, um bom espaço no Centro."