Festas

Bauernfest em 2017 tem três palcos

Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorre em Petrópolis de 23 de junho a 2 de julho

Festa na cidade fluminense chega a sua 28ª edição (Foto: Divulgação)

Festa na cidade fluminense chega a sua 28ª edição (Foto: Divulgação)

Festa da cervejeira cidade de Petrópolis/RJ, a Bauernfest chega a sua 28ª edição, com novidades. De 23 de junho a 2 de julho de 2017, a cidade da rota cervejeira da serra fluminense será tomada pela influência germânica com culinária típica, atividades culturais e dança folclórica na Festa do Colono Alemão. Nesta edição, a Festa do Colono Alemão terá três palcos, trazendo mais uma novidade com um terceiro espaço germânico na programação. São 10 dias de festa em um dos principais atrativos da Cidade Imperial e palco principal do evento, o Palácio de Cristal. Em 2016, a Festa do Colono Alemão registrou público de 320 mil pessoas. Confira aqui a programação completa da Bauernfest 2017. (Para conferir mais opções de eventos, consulte a agenda da Beer Art)

Além do coração da festa, no Palácio de Cristal com o palco Koblenz, a diversão estará presente no palco Koeler, na Praça da Liberdade, E o público ainda vai conferir o Biergarten na Praça Visconde de Mauá com uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal.

A dança folclórica germânica será a protagonista do palco principal, o Koblenz, que vai receber mais de 70 apresentações nos 10 dias de festa. No palco Koeler, na Praça da Liberdade, o público vai conferir atrações culturais com grupos diversos, contação de histórias em uma programação diferenciada para toda a família. Já o Biergarten, na Praça Visconde Mauá, terá foco no público mais jovem e para os apreciadores da bebida dourada, que poderão curtir uma edição especial da Deguste – Feira de Cerveja Artesanal. O espaço será uma versão mais moderna para o público, com ritmos atuais, mas também com programação voltada à cultura germânica.

Leonardo Randolfo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, organizadora do evento, destaca:

“Este certamente é nosso carro-chefe, o principal evento da cidade, que valoriza e exalta nossa colonização germânica. É o período em que celebramos essa tradição com muita festa, oferecendo uma programação bem bacana com muita atração cultural, o burgo com comidas típicas, o tradicional chope a metro, enfim, é o momento em que resgatamos essa cultura germânica aqui na Cidade Imperial.”

Tradição no calendário de eventos do município, a Bauernfest é responsável por aumentar a ocupação hoteleira e garantir sua lotação nos fins de semana da festa. No ano passado, o primeiro fim de semana da festa registrou taxa média de 96,23% de ocupação, sendo 98,05% no Centro e arredores. O segundo fim de semana apresentou aumento na ocupação do primeiro distrito, com 98,36% e taxa média de 93,21%.

Marcelo Valente, que vai presidir a futura empresa de Turismo do município, comenta:

“É um evento muito importante para os petropolitanos, por resgatar a história da colonização da cidade, e também para o Turismo, pois é um grande atrativo para os turistas e visitantes do município. É a oportunidade que eles têm de conhecer um pouco mais dessa influência germânica apreciando a culinária típica, as danças folclóricas e toda a programação da festa. Sem contar que o evento movimenta também a economia local com a festa em si e no reflexo que tem no comércio, na rede hoteleira, enfim, no Turismo.”


Serviço