Way Beer lança cerveja com café

A Coffee Brown Ale foi produzida com café fermentado que descansou em barricas de Carvalho

Com uma forma peculiar de produção, a cerveja é desenvolvida com café orgânico brasileiro (Foto: Priscilla Fiedler/Divulgação)

Com uma forma peculiar de produção, a cerveja é desenvolvida com café orgânico brasileiro (Foto: Priscilla Fiedler/Divulgação)

Unir duas paixões nacionais em uma lata. Com esse pensamento, a cervejaria paranaense Way Beer acaba de lançar a Coffee Brown Ale, uma cerveja especial desenvolvida com café orgânico brasileiro. A bebida, envasada em latas de 355 mL, já está disponível no mercado brasileiro e será distribuída, também, nos Estados Unidos.

A Coffee Brown Ale segue o estilo base Brown Ale. É uma cerveja mais seca, com menos açúcar residual e coloração proveniente dos maltes especiais, com uma graduação alcoólica de 5,2%. O destaque da bebida fica por conta da utilização do café fermentado. Após a fermentação, o café foi trabalhado ainda em estado verde (não torrados) em barricas de Carvalho, utilizadas antigamente para a produção de cachaça.

Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro e sócio proprietário da Way Beer, explica:

“O mais bacana dessa cerveja é a adição do café fermentado. Escolhemos a empresa Fuc (Franck's Ultra Coffee), que trabalha com um dos melhores cafés do Paraná, orgânicos, certificados e fermentados. Neste projeto foi utilizado um barril de Carvalho usado anteriormente para fazer Cachaça. O processo de torra também é especial buscando o ponto de secagem ideal e evitando caramelização excessiva, o que contribui para um café sem amargor, com corpo e acidez equilibrados, depois é feita uma infusão durante o processo de maturação da cerveja.”

A Coffee Brown Ale custa a partir de R$ 15 e está disponível em casas de cervejas especiais, bares, restaurantes e mercados.