Notícias

Luta contra crise da água une Stella Artois e ONG do ator Matt Damon

No Fórum Econômico Mundial, marca convoca parceiros contra a crise global da água

Gary White e Matt Damon, fundadores da Water.org, que busca fornecer água potável para o mundo em desenvolvimento (Foto: Divulgação)

Gary White e Matt Damon, fundadores da Water.org, que busca fornecer água potável para o mundo em desenvolvimento (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira, 17 de janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), a Stella Artois e a Water.org convocaram os líderes internacionais de negócios, corporações, imprensa e consumidores para se unirem à missão de ajudar a acabar com a crise global da água. Durante o evento, a Stella Artois deu início ao seu próprio esforço com uma extensão de vários anos da campanha "Compre uma bebida para uma garota (Buy a Lady a Drink)" com a Water.org, co-fundada pelo ator Matt Damon e por Gary White. Através dessa parceria, eles têm por objetivo ajudar a fornecer para 3,5 milhões de pessoas, acesso sustentável à água potável até 2020.

Ricardo Tadeu, presidente da Zona África da AB InBev, explica:

"Acreditamos que a água tem o poder de libertar o potencial das comunidades em todo o mundo. É por isso que a Stella Artois tem essa paixão e está comprometida em ajudar a Water.org a acabar com a crise global da água, mas não podemos fazer isso sozinhos. Estamos convocando consumidores e líderes de negócios para se unirem a nós e tomarem iniciativas para ajudar a acabar com a crise global da água."

Uma entre 10 pessoas no mundo em desenvolvimento não tem acesso à água potável. Este problema afeta desproporcionadamente mulheres e crianças, que passam milhões de horas por dia recolhendo água em vez de trabalhar, cuidar da família ou ir à escola.

Matt Damon, co-fundador da Water.org, comenta:

"Tenho quatro filhas e é muito difícil imaginá-las tendo que andar durante horas todos os dias para obter água potável, como acontece com tantas mulheres ao redor do mundo. Queremos acabar com essas jornadas. Através da nossa parceria com a Stella Artois e da campanha lançada no Fórum Econômico Mundial, estamos convidando consumidores de todo o mundo para nos ajudar a fazer isso."

A parceria entre a Stella Artois e a Water.org contribui com a Iniciativa Global da Água do Fórum Econômico Mundial de 2017. Ela também apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável #6 das Nações Unidas, o qual tem por objetivo assegurar acesso à água potável e acessível para todos até 2030 e que é impulsionado pela convicção de que um problema dessa magnitude pode somente ser resolvido através da colaboração.

Gary White, CEO e co-fundador da Water.org,

"É desnecessário e inaceitável que a cada 90 segundos uma criança morra de uma doença relacionada com a água. Precisamos de parceiros e recursos investidos – tanto humanos quanto financeiros – para ajudar a acabar com a crise global da água".

Lançanda há dois anos, a campanha "Compre uma bebida para uma garota" contabiliza ter ajudado a Water.org a fornecer a mais de 800 mil pessoas no mundo em desenvolvimento, acesso a cinco anos de água potável, por meio da venda de mais de 225.000 Cálices de Edição Limitada e através da doação direta de mais de US$ 3 milhões para a Water.org. Este ano, o alcance e a escala da campanha serão expandidos através do aumento nos investimentos e da adição de novos países participando do programa (tais como Brasil, Canadá, Chile e Uruguai), bem como novos pontos de contato com consumidores - incluindo estabelecimentos tradicionais de varejo, bares e restaurantes, onde os consumidores já interagem com a marca Stella Artois. Adicionalmente, as parcerias têm por objetivo desafiar outras companhias globais a se unirem à causa, demonstrando que ajudar o mundo também pode ser um bom negócio.

Para demonstrar o impacto desse programa, a Stella Artois e a Water.org estão exibindo um filme digital de curta metragem nas reuniões em Davos, o qual apresenta Elizabeth, uma jovem mãe do norte de Kapuonja, no Quênia, que ganhou acesso à água potável através de um novo programa comunitário implementado pela Water.org e sua parceira local KWAHO. O filme conta a comovente história de como o acesso à água potável libertou Elizabeth de ter que andar durante horas todos os dias para recolher água para sua família, permitindo que ela utilize seus talentos naturais e trabalhe como costureira para sua comunidade.

Cálices de edição limitada

A empresa propõe aos consumidores que se envolvam e ajudem a acabar com a crise global da água por meio da compra da nova Edição Limitada de Cálices Stella Artois. Para cada Cálice vendido, a Stella Artois ajudará a Water.org a fornecer cinco anos de água potável para uma pessoa no mundo em desenvolvimento. Até a data, mais de 225.000 Cálices de Edição Limitada foram vendidos por meio do programa "Compre uma bebida para uma garota".

Os Cálices deste ano apresentam criações exclusivas de três artistas – Lisa Mam do Cambodja, Fernando Chamarelli do Brasil e Eria Nsubuga de Uganda. Cada criação reflete a experiência do artista e sua interpretação artística da crise global da água em seu próprio país e representa um dos países onde a Water.org fornece apoio.

Novidade para 2017: a campanha também introduz dois novos mecanismos de doação que aumentam o alcance e a escala do programa. Para cada embalagem de 6 ou 12 garrafas de Stella Artois vendida em lojas de varejo selecionadas (nos Estados Unidos e no Reino Unido), a Stella Artois ajudará a Water.org a fornecer 6 ou 12 meses de água potável para uma pessoa no mundo em desenvolvimento. Para cada caneca ou garrafa de cerveja vendida em bares e restaurantes selecionados (nos Estados Unidos e no Reino Unido), a Stella Artois ajudará a Water.org a fornecer um mês de água potável para uma pessoa no mundo em desenvolvimento.


Para saber mais

"Descubra como podemos ser a geração que acabou com a crise global da água" visitando o endereço www.BuyALadyADrink.com

Participe da conversa on-line @StellaArtois #1Chalice5Years