Campanha

Stella Artois traz ao Brasil ação pelo acesso à água potável

Campanha une a marca de cerveja à Water.org, cofundada pelo ator Matt Damon

Conforme a water.org, do ator Matt Damon, a cada 90 segundos uma criança perde a vida devido a uma doença relacionada à agua (Foto: Divulgação)

Conforme a water.org, do ator Matt Damon, a cada 90 segundos uma criança perde a vida devido a uma doença relacionada à agua (Foto: Divulgação)

Depois de passar por 14 países, a campanha global Buy a Lady a Drink chega ao Brasil no Dia Mundial da Água (22 de março) com o objetivo de impactar e engajar os brasileiros. A iniciativa une a Stella Artois e a Water.org, cofundada pelo ator Matt Damon e Gary White. O objetivo é ampliar o acesso à água potável.

Para contribuir com a ação, Stella lança três cálices exclusivos e de edição limitada que terão as vendas "integralmente revertidas" à Water.org. Com o mote #1Cálice5anos, a iniciativa garante que, a cada item vendido no país, cinco anos de água serão fornecidos a comunidades mapeadas pela ONG, com implementação prevista para o segundo semestre de 2017.

Os cálices, inspirados na arte local do Brasil, Camboja e Uganda, apresentam arte exclusiva de artistas de cada região beneficiada. No Brasil, a cerveja convidou Fernando Chamarelli, artista autodidata, que mescla estilos e inspirações que resultam em grandes obras surrealistas. Segundo o artista, seu cálice representa a importância do recurso hídrico nas regiões que serão impactadas pelo projeto.

Desde o lançamento da campanha Buy a Lady a Drink, há dois anos, Stella Artois contabiliza ter ajudado mais de 800 mil pessoas a terem acesso a água tratada. Uma delas é a Elizabeth, uma jovem costureira, mãe de North Kapuonja, do Quênia. Por meio do programa comunitário capitaneado pela Water.org, o acesso à água limpa possibilitou a jovem a deixar de caminhar até seis horas por dia para coletar água para sua família. Em todo o mundo, as mulheres gastam um total de 200 milhões de horas coletando água diariamente. O apoio de Stella Artois contribui para o aumento da qualidade de vida dessas mulheres, permitindo-as a dedicarem o seu tempo aos seus sonhos, como o de Elizabeth, que voltou a costurar.

O ator Matt Damon, co-fundador da Water.Org, divulga uma mensagem sobre a campanha:

“Eu tenho quatro filhas e é muito difícil imaginar elas terem que andar muitas horas todos os dias para pegar água, assim como milhares de mulheres fazem diariamente. Precisamos colocar um ponto final neste caminho. Com a parceria com Stella Artois, estamos convidando consumidores ao redor do mundo a nos ajudar com isso.”

Dados da ONG indicam que a cada 90 segundos uma criança perde a vida devido a uma doença relacionada à agua. Para ajudar a reverter este cenário, até 2020, Stella Artois tem como objetivo fornecer, em parceria com a ONG, água limpa a 3,5 milhões de pessoas.

Daniel Feitoza, gerente de marketing de Stella Artois, ressalta:

“A água é essencial para a nossa vida. E também parte fundamental do nosso legado de 600 anos de história e da Stella Artois que produzimos hoje. É um recurso compartilhado que acreditamos que precisa ser conservado e, principalmente, acessível a todos. Queremos convidar nossos consumidores a fazer parte dessa geração que marcará essa mudança e a deixarem o seu legado no mundo.”

Para sensibilizar ainda mais pessoas a contribuírem para esta causa, Stella Artois lançará uma campanha digital na qual Matt Damon apresenta a história de Elizabeth. O projeto contará ainda com a veiculação de uma campanha global estrelada pelo ator, com filme de TV, OOH e digital.

Os cálices poderão ser comprados em www.1calice5anos.com.br, pelo valor de R$ 19,90.