Cervejaria Uaimií festeja Saint Patrick's Day

Festa tem abertura de barris únicos de chope, edição limitadíssima de 2 IPAS e 1 APA

Pub fica na Rua Grão Mogol, 1176 – Sion, Belo Horizonte(Foto: ANDRÉ LUPPI/Divulgação)

ATUALIZADA, 12/3/2024 23:59

A Cervejaria Uaimií acaba de confirmar seu Saint Patricks Day no próximo 16 de março, sábado, a partir das 12h, com algumas surpresas. E uma delas será a abertura de barris únicos de chope, uma edição limitadíssima de 2 IPAS e 1 APA, bem diferente que só será revelada no dia para quem estiver presente. E, às 20h, show com a banda Velaios, com o melhor do Rock para animar a festa (informações mais abaixo).

O bar da fábrica localizado no bairro Sion, em BH, acaba de ser repaginado. "Decidimos mudar o visual, trazer mais novidades para nossos clientes", diz Flávia Paiva, gerente e sócia do bar da cervejaria.

Os clientes já podem acompanhar essas mudanças de perto. Também foi lançada a nova cerveja que vai compor a linha. Produzida em parceria com o cervejeiro Daniel Gontijo, a Minas de Ferro – Edição Córrego do Lobo entra em cena. Uma cerveja com variados insumos botânicos, estilo Stein-Grutbier. Leva diferentes tipos de grãos maltados em sua composição, ervas, zimbro e lúpulo. Cor âmbar, cobre, de teor alcóolico 7,5%.

Com centeio, trigo e cevada em sua composição, possui uma complexidade maltada e perfil caramelizado seco único em função da utilização do método de cocção Steinbier em seu processo. Seu sabor conta com amargor herbal marcante e fino, que equilibra com seu teor alcóolico e seu corpo. É seca, complexa e possui baixo residual de açúcar. Seu aroma é complexo e amplo, reunindo características dos maltes e dos botânicos utilizados, com perfis de amêndoa, madeira, mel, marmelo, cacau, ameixa-seca, uva-passa e figo.

Ainda nesse quadro de mudanças, a parte gastronômica do bar passa a ser gerida pelo Chef Vicente Ramos, há mais de 15 anos de experiência na área. “Chego à Uaimii com metas, foco e trazendo uma cozinha leve, gostosa e complementativa, unindo o melhor da gastronomia com a excelência das cervejas. Estou muito feliz com o desafio”, fala Vicente.

Será uma cozinha contemporânea onde a missão é experimentar boa parte do cardápio. Os finger foods serão para todos os gostos e públicos do tradicional ao vegano. E no cardápio, além dos finger foods, será possível experimentar um menu feito especialmente para quem quer almoçar nos finais de semana ou jantar. E o menu harmonizado, para aqueles que quiserem uma experiência gastronômica com as cervejas. Então, anote aí, a partir do dia 24 de agosto a Uamií te espera de portas abertas para uma experiência incrível.

Fundada em 2014 pelo proprietário e cervejeiro Normando Campos, a Uaimií tem construído sua história como uma marca mineira bem sucedida. Uaimií significa nascente do Rio das Velhas, em tupi-guarani. A fazenda onde está localizada a cervejaria fica na Estrada Real entre Itabirito e Ouro Preto, e suas cervejas são uma homegem a bacia do Rio das Velhas. “Antes de abrir a fábrica, estudei e viajei muito com meus pais para podermos ter certeza do que queríamos e como queriamos. Ter uma fábrica de fazenda, com raízes fortes foi o que nos motivou”, fala Normando.

Então, Uaimii é o nome da primeira cerveja de fazenda produzida. Depois vieram as outras, todas com uma história por trás. Por exemplo, a primeira linha é baseada em personagens históricos. A segunda linha, remete a fauna e a flora da bacia do Rio das Velhas. "Todo rótulo tem uma alusão ao lugar onde estamos inseridos", comenta Normando.

Atualmente, são produzidos e envasados sete tipos de cervejas e chopes nobres, integralmente preparados com ingredientes nacionais e importados, finos e selecionados: Dortmunder Export, American Pale Ale, Dry Stout, Witbier, Bière de Garde, IPA e Helles Bock. A Saint Hilaire, que é a Biere de Garde (uma cerveja estilo Ale de fazendas do norte da França, com alta fermentação ) e a Chico Rei (Dry Stout) já foram premiadas no Festival Brasileiro da Cerveja.

A fábrica tem também uma questão sócioambiental muito forte. A energia é produzida lá mesmo, reaproveitamento da água, reaproveitamento do bagaço para adubo, tudo para minimizar os impactos no meio ambiente. Com capacidade para até 22 mil litros, a cervejaria prevê um aumento da fábrica.


Serviço

  • O quê: Cervejaria Uaimii
  • Onde: Rua Grão Mogol, 1176 – Sion, Belo Horizonte/MG
  • Como: mais informações pelo telefone (31) 99830-7466