Gastronomia EAD, a nova graduação do Senac

Inicialmente, curso é oferecido a partir de nove polos: um no RS e oito em SP

Curso foi Idealizado para oferecer uma formação completa para o profissional de gastronomia (Foto: Divulgação)

O Senac acaba de lançar o curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia, na modalidade Educação a Distância (EAD). Aulas da primeira turma começarão em 5 de fevereiro de 2024. A instituição foi a primeira no país a oferecer um curso técnico de Gastronomia, em 1969. Inicialmente, o novo curso será oferecido, na modalidade à distância, a partir de nove polos: um no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e oito em São Paulo, nas unidades Aclimação, Penha, São Miguel Paulista, Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em Salto, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra.

Estão programadas aulas presenciais avaliativas nos laboratórios profissionais de cozinha das unidades, para que os alunos tenham acesso à experiência prática (marca registrada do Senac). Com esse entendimento, serão disponibilizados recursos e insumos para realização de atividades e avaliações mediadas pelos professores, ao menos uma vez em cada trimestre.

De acordo com o coordenador do curso, Fábio Molinari Bitelli, o desenvolvimento do curso na modalidade a distância demandou um planejamento cuidadoso e uma abordagem criativa para garantir que os alunos tenham o que há de melhor, em termos de aprendizagem teórica e prática.

O desenvolvimento do curso foi possível graças à expertise do Senac EAD tanto na área de educação, quanto na formação de profissionais para o setor de comércio e serviços. Outro diferencial foi o uso da tecnologia na adaptação de métodos de ensino tradicionais para a educação on-line.
— Fábio Molinari Bitelli, coordenador do curso

O que foi priorizado na elaboração do curso EAD

Conforme explica Bitelli, as primeiras etapas se ocuparam da definição dos objetivos e conteúdo do curso, uma vez que, a partir disso, foi possível elaborar um currículo que atendesse aos padrões exigidos, às necessidades de aprendizado dos alunos e, também, garantisse a qualidade profissional para o mercado de trabalho.

O coordenador destacou, ainda, que a seleção dos recursos didáticos para a Educação a Distância apresenta particularidades que precisam ser priorizadas, como por exemplo a inclusão de vídeos, textos, imagens, tutoriais interativos, receitas em formato digital, fóruns de discussão e materiais educacionais que proporcionem maior interatividade entre os professores e a turma.

"Um exemplo prático é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Senac, pois a plataforma utilizada é capaz de hospedar o conteúdo e permitir interação entre os alunos, professores e tutores. Do mesmo modo, é possível acompanhar o progresso de cada estudante, inclusive em atividades avaliativas práticas", comenta.

Quais são os diferenciais em relação à concorrência

Na avaliação do coordenador, destacam-se o corpo docente altamente qualificado, bem como as parcerias estratégicas da instituição com a indústria e o foco nas principais tendências e inovações do setor, sempre alinhado ao mercado de alimentos e bebidas. Além disso, a oferta de aulas práticas transmitidas de forma síncrona a partir das instalações profissionais do Centro Universitário Senac.

"Acredito que a qualificação e a certificação será o principal diferencial, já que o aluno que concluir o primeiro ano do curso será capaz de atuar como cozinheiro geral e, ao final da graduação, aqueles que atenderem todos os requisitos receberão certificados/diplomas que comprovam a competência na área", reforça a coordenação do curso.

Quais as opções de atuação no mercado de trabalho

Ele explica que a profissão de gastrônomo vai muito além do que a simples preparação ou elaboração de pratos, como muita gente pode pensar. Esses profissionais também são capacitados para desempenhar uma série de funções relacionadas à gestão, desenvolvimento de produtos, consultoria e segurança dos alimentos, por exemplo.

Abaixo, o docente dá mais detalhes sobre algumas das possibilidades de atuação na área. Confira:

Gestão de empreendimentos de alimentação: os gastrônomos podem exercer a função de gerentes desses negócios, sendo responsáveis por administrarem as operações, incluindo a gestão de pessoal, finanças, compras e a manutenção de padrões de qualidade;

Desenvolvimento de cardápios: o profissional muitas vezes é encarregado de criar cardápios ajustados ao conceito do negócio, que atendam às necessidades e preferências dos clientes, levando em consideração fatores como sazonalidade, orçamento e tendências de mercado.

Desenvolvimento de produtos alimentícios: podem também atuar na indústria de alimentos, desenvolvendo novos produtos alimentares para empresas de alimentos e bebidas. Isso pode incluir pesquisa de mercado, planejamento e teste de produtos.

Consultoria: oferecer serviços de consultoria gastronômica para restaurantes, hotéis e outras empresas do setor da hospitalidade. Eles podem ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos, a eficiência das operações e a experiência do cliente.

Segurança dos alimentos: a prática é uma preocupação fundamental na indústria de alimentos. Os gastronômicos podem garantir que os estabelecimentos sigam as regulamentações de higiene e segurança alimentar, treinando a equipe e implementando práticas seguras na manipulação de alimentos.

Treinamento e educação: alguns gastrônomos atuam como educadores, ministrando cursos em instituições de ensino superior e/ou escolas de culinária, bem como oferecendo treinamento para profissionais da área de alimentos e bebidas.

Pesquisa e desenvolvimento: é possível se dedicar à pesquisa gastronômica, explorando novas técnicas de preparação, ingredientes e tendências culinárias, por exemplo. Eles podem contribuir para o avanço acadêmico-científico nas áreas de alimentação, de gestão e da gastronomia.

Planejamento de eventos: o profissional da gastronomia pode ser envolvido no planejamento e execução de eventos que tenham a oferta de alimentos, como festivais, congressos, degustações e jantares especiais.