Saint Patrick’s Day nos bares do Rio

Confira uma dúzia de opções para celebrar a data do padroeiro irlandês

 Chope verde é uma das marcas do Saint Patrick's Day (Foto: Divulgação)

Chope verde é uma das marcas do Saint Patrick's Day (Foto: Divulgação)

Sábado, 17 de março, é Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, adotado também pelos cariocas e incluído no calendário de comemorações da cidade. A festa, que antes só era celebrada nos países de língua inglesa, chega aos bares do rio e colore de verde os chopes, pratos e ambientes com novidades e promoções para data.

No Botto Bar, a comemoração ocorre de 15 a 18 de março em todas as casas, com direito a hambúrguer 200g no pão verde com bacon, picles e maionese picante, além de torta do pastor: carne no estilo irlandês com molho de cerveja e coberta por massa folhada a base de manteiga que desmancha na boca. Para beber, chopes verdes de Roter Pilsener (300ml) e de Roter Summer Ale (300ml). O som será diferente em cada casa: no sábado, dia 17, tem show do Black Monkees na Praça da Bandeira e na Barra, respectivamente. Na sexta, dia 16, é a vez do Tributo aos Cranberries em Botafogo.

Na Barra, no Beer Cult ocorre show com a banda Mr. Severin, com blues e rock’n’roll. Para celebrar a data a casa vende o Chope Pilsen Verde Old School. Para acompanhar a loja/bar oferece petiscos. Destaque para a Linguiça Caracol Calabresa com Queijo Coalho e Parmesão que acompanha um dos molhos da casa.

O Hell's Burger elaborou uma maionese verde para o dia, assim, o client que pedir um sanduíche mais batata tem direito a levar a iguaria preparada a base de ovos pausterizados e aioli verde de salsa. Vale apostar no Fifty-Fifty (200g de Burger, filé de costela e bacon em uma só moagem, queijo cheddar no pão com gergelim) com a batata frita da casa.

No On Tap Pub, localizado na Tijuca, além dos chopes e hambúrguer especial a casa vai entrar no clima com uma playslist especial, e um chapéu para os mais animados tirarem fotos. O chope pilsen do pub vai ser verde, o St Patrick Pilsen. A cervejaria carioca Motim traz a Hell de Janeiro Verde e o lançamento da Dublin Dry Stout. Outro lançamento é o da Irish Coffe, da Old School. Para comer o local preparou um hambúrger especial no pão verde, o St. Patricks Burger (hambúrger com um blend de 160g de fraldinha e peito temperados com ervas, alface roxa, cogumelos frescos e queijo). Tem combo do St. Patricks Burger com St. Patricks Pilsen, quem vier de verde e consumir o combo ganha uma St. Patrick Pilsen (Half Pint).

Ainda na Tijuca, o Hop Lab Pub montou um combo, para quem passar pela casa no dia 17. O combo inclui: 3 chopes: Motim Dubhlinn, Motim Green Hell de Janeiro e Hop Lab Dead hot Monk; 1 hambúrguer e 1 sobremesa.

No Beer Underground, loja especializada em cervejas especiais, no Centro, durante toda a semana, de 12 a 16 de março, vai rolar o Chope Verde Pilsen da Antuérpia. A loja que mudou de espaço no mesmo prédio recentemente no Centro abriga agora torneiras de chope em um ambiente mais amplo.

Na Freguesia, no Serpentina Bar Artesanal, as comemorações começam na sexta, 16, com show ao vivo com a dupla Dig e Pegüet, com rock britânico. No sábado é a vez da dupla Kleber Dias e Zilton Spencer tocando o melhor do blues clássico. Para quem gosta de um bom chope, sexta e sábado a casa vai oferecer o tradicional chope verde da Backer Pilsen, eleito o melhor pilsen do Brasil em 2017. Ainda nas comemorações o bar oferece o chope Irish Dry Stout, da cervejaria Motim e Chope Irish Red Ale, da Cervejaria Guapa, de Petrópolis. Para comer, foi preparado um hambúrguer especial, apelidado de Leprechaun (figura folclórica Irlandesa): Hambúrguer de Costela 100% Bovina 180 gramas, maionese de wasabi e molho de salsa verde mexicana no pão verde.

Em Botafogo, o Legião Carioca preparou a festa “Se você cair eu estarei lá”. Serão 30 litros de chope pilsen verde, das marcas Zero9, e Pilsen Rio Up. Ainda no verde, a casa remontou o seu tradicional hambúrguer Baby Dinossauro com o pão verde e um molho apimentado especial (Cheeseburger clássico com blend de 210g de bovino angus e mussarela R$20,00). Para agitar a noite o Legião preparou uma playlist especial com bandas de rock Irlandesas.

Também em Botafogo, o Casarão 1903 preparou duas opções para a festa. O Saint Burger (hambúrguer duo de fraldinha e salsicha alemã, queijo cheddar e aioli de mostarda no pão de espinafre acompanhado de batatas rústicas levemente picantes), e uma porção de Dadinhos de Tapioca verde com queijo derretido no meio acompanhado de molho ponzu de saquê picante. As opções ficam no cardápio até o final do mês. No dia 17 o bar oferece dose dupla do Chope Pilsen Verde da Old School ao longo da noite.

O Bukowski também entrou na festa. Dia 17, serão espalhados diversos trevos de três e quatro folhas pela casa, e o cliente que achar os de quatro folhas terá direito a trocar o trevo por uma dose se vodka verde. A noite é embalada ao som de muito rock nas pistas.

Pela primeira vez, o Bar Vizinhando vai celebrar o Dia de St. Patrick’s Day. A unidade Méier será a precursora do evento, que contará com música tradicional irlandesa e chopp verde. O evento ocorre no dia 17 de março. Para motivar os clientes a comemorarem a data a caráter, quem for vestido de verde no dia tem direito dose dupla de Chopp Verde.

No Bistrô Estação R&R, no Bangu Shopping, a comemoração ocorre em dois finais de semana, de 15 a 18 e 22 a 25 de março, com direito ao tradicional chope verde de 350ml. Além disso, serão vendidas canecas temáticas de 350ml, junto com o chope. Para acompanhar, bolinhos artesanais de feijoada, rabada com queijo, costela ou abóbora com carne seca e queijo. Outra sugestão, são os pasteizinhos de cerveja. Na decoração, os típicos trevos e chapéus vão estar espalhados pela casa. Para entrar no clima, a equipe caracterizada e para os clientes bigodes e plaquinhas para fotos que serão distribuídas no local.

Na Beer Store As Melhores Cervejas do Mundo, uma novidade em relação aos anos anteriores será a presença de um barman preparando irish car bombs – drink feito com cerveja Irish Stout, Whisky e licor irlandês, típico para ser bebido no dia da festa do padroeiro da Irlanda. Nas torneiras, além do tradicional chope verde Pilsen, estarão disponíveis outros estilos, como Red Ale, Dry Stout e IPA. O pacote que dá direito a quatro chopes de 300ml, caneca e tirante custa R$ 60. No cardápio, um cozinheiro da casa estará preparando Fishs And Chips, além de Hambúrgueres.


Endereços e horários

As Melhores Cervejas do Mundo:

  • Rua Ronald de Carvalho, 154, Copacabana - Abertura da casa às 15h

Bar Bukowski:

  • Rua Álvaro Ramos, 270 - Sábado das 21h às 6h

Bar Vizinhando:

  • Rua Galdino Pimentel, 39 - Méier - Rio de Janeiro - Evento em 17 de março das 12h à 1h

Beer Cult:

  • Avenida das Américas, 6700 – bloco 1 – lj 116 - Terça a sábado das 12h à 0h, feriados das 15h à 0h (fechadodo aos domingo e segundas)

Beer Underground:

  • Avenida Rio Branco nº 137 - Subsolo Ed. Avenida Central, loja 101 - Centro - Segunda a Sexta das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h (fechado aos domingos e feriados)

Bistrô Estação R&R:

  • Bangu Shopping - Praça de eventos C&A – 1º Piso – Rua Fonseca, 240, Bangu - Festas de 15 a 17 e 22 a 24 de março das 17h às 22h (nos dias 18 e 25, das 16h às 21h)

Botto Bar:

  • Praça da Bandeira - Rua Barão de Iguatemi, 205
  • Barra da Tijuca - Av. das Américas, 8585 (Vogue Square)
  • Botto Bar Botafogo - Rua Henrique de Novais, 55

Casarão 1903:

Rua Marquês de Olinda, nº 94 – Botafogo - Domingo a quinta das 17h30min à 1h, sexta e sábado das 17h30min às 2h

Hell's Burguer:

  • Centro (Rua Gonçalves Dias, 85 - Segunda a sexta das 11h às 19h
  • Barra (Av. Olegário Maciel, nº 101 – loja F – Terça a quinta, das 17h à 0h, sexta e sábado das 12h às 2h e domingo das 12h à 0h
  • Botafogo (Rua Muniz Barreto, 805 - Loja i – Segunda a quinta-feira e domingo das 12h às 23h, sexta-feira e sábado das 12h à 1h

Hop Lab Pub:

  • Rua Barão de Iguatemi, 292 - Praça da Bandeira - Terça a quinta das 17h à 0h, sexta e sábado das 17h às 2h, domingo das 15h às 22h

Legião Carioca Burger & Beer:

  • Rua Arnaldo Quintela, nº 89 - loja A - Botafogo - Terça a quinta das 18h às 23h, sexta das 12h às 15h e das 18h à 0h, Sáb, vésperas e feriados das 18h à 0h, domingo das 17h às 23h

On Tap Pub:

  • Rua Major Ávila, 455, Loja H, Tijuca – Terça a domingo das 17h à 0h

Serpentina Bar Artesanal:

  • Rua Araguaia, 1480, Freguesia, Jacarepaguá - Terça a Quinta das 18h à 0h, sexta e sábado das 18h às 2h e domingo das 12h às 22h