Pomerode Bierfest terá 1º Concurso de Cervejas Caseiras

Pomerode Bierfest reúne 16 cervejarias regionais, gastronomia, concurso e workshops

 Detalhe do evento que se realiza de 7 a 9 de setembro na cidade catarinense (Foto: Divulgação)

Detalhe do evento que se realiza de 7 a 9 de setembro na cidade catarinense (Foto: Divulgação)

Incentivar o mercado da cerveja artesanal, com apoio às marcas da região, reunir boa comida e uma programação para quem quer vivenciar – e se aprofundar – neste setor é a proposta do Pomerode Bierfest. O evento cervejeiro se realiza de 7 a 9 de setembro no Centro Cultural de Pomerode (SC), com entrada gratuita. É a segunda edição do festival, que em 2017 reuniu mais de 10 mil visitantes. Com objetivo de promover a cultura cervejeira na região e revelar novos talentos no setor, a segunda edição do Pomerode Bierfest traz uma novidade: o 1º Concurso de Cervejas Caseiras. A disputa vai premiar os três melhores rótulos no estilo Altbier. A Acerva Catarinense é quem comandará a avaliação.

O concurso é aberto para cervejeiros de todo o país. Os interessados em participar já podem fazer sua inscrição. Basta preencher o formulário disponível na página oficial do Pomerode Bierfest e enviar para o e-mail brauerpomerode@gmail.com. A inscrição tem um custo de R$ 20. Cada pessoa poderá enviar uma única receita. São 50 vagas disponíveis.

As cervejas deverão ser enviadas para a organização de 30 de agosto a 1º de setembro. A avaliação dos rótulos inscritos será no dia 3 de setembro, através de uma comissão julgadora formada por profissionais do setor. Os critérios avaliados serão baseados no Beer Judge Certification Program (BJCP). São eles: aparência, aroma, sabor, sensação na boca e fidelidade ao estilo proposto (observada as variações propostas pelo uso de ingredientes e técnicas especiais utilizadas).

O resultado será divulgado no dia 9 de setembro, às 13h.

A Pomerode Bierfest

Ao todo, 16 cervejarias de cidades como Timbó, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul estarão presentes. Na gastronomia, além dos pratos típicos da culinária germânica, opções que levam diferentes tipos de cerveja no preparo estarão no cardápio.

Na programação, além de bandas e grupos folclóricos, estão várias ações de aproximação entre o público e o universo da cerveja artesanal. Para Diego Pezenatto, organizador do evento, o intuito do festival é proporcionar uma vivência diferente e mostrar a potência da região neste segmento:

“Desde a escolha do local – um dos principais pontos turísticos e o coração da cidade – até a data, um feriado prolongado, foi pensado para atrair não só o público das redondezas, mas turistas de todos os locais do país.”


Serviço

  • O quê: Pomerode Bierfest
  • Quando: 7 a 9 de setembro
  • Onde: Centro Cultural de Pomerode (SC)
  • Quanto: entrada gratuita