O vencedor do Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2021

Cinco finalistas representando as regiões do país levaram sua Vienna Lager à decisão do reality

Marcos de Oliveira é de São José dos Campos (Foto: Divulgação)

Marcos de Oliveira é de São José dos Campos (Foto: Divulgação)

Vem da Região Sudeste o vencdedor da 11ª edição de Eisenbahn Mestre Cervejeiro. O resultado foi revelado nesta noite de 27 de julho, em live transmitida pelo confira a transmissão no link do vídeo. A cerveja de Marcos de Oliveira, de São José dos Campos (SP), será lançada pela Eisenbahn e, após este período de pandemia, o escolhido ainda ganhará um tour cervejeiro pela Alemanha. O estilo Vienna Lager, o tema desta edição, foi analisado pela equipe de sommeliers e mestres-cervejeiros do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). A premiação foi apresentada por Luiz Thunderbird (ex-VJ da MTV) e contou com o show da banda Far From Alaska.

Marcos de Oliveira, de 49 anos, é técnico em mecatrônica e atualmente está cursando tecnologia cervejeira.

“O que mais me marcou no concurso Eisenbahn Mestre Cervejeiro 2021 é o fato de uma pessoa comum, que faz cerveja em casa, ser escolhida entre vários candidatos experientes, foi realmente uma surpresa. A necessidade de conhecer cada fase do processo me fez procurar cursos, comecei presencialmente, depois fiz cursos online, vários workshops e em outubro de 2020 comecei a faculdade de tecnologia cervejeira. Um bom mestre cervejeiro tem que ter muito estudo e muita paixão. Uma coisa que você faz com amor, não pode dar errado”, completa Marcos.

Juliano Mendes, fundador da marca, explica:

“O crescimento do Eisenbahn Mestre Cervejeiro reflete o atual bom momento das cervejas especiais. Quando tivemos a ideia do concurso, pensamos que este seria um grande incentivo para que os cervejeiros caseiros se empenhassem em apresentar suas melhores receitas. Buscamos sempre reinventar o jeito de falar com os nossos consumidores, por isso estamos constantemente repensando formatos e conteúdos para a nossa marca.”

A novidade desta edição foi que cada participante representou uma região do país, para democratizar as cervejas artesanais. Os finalistas:

  • Jefferson Agnesini (Mato Grosso- Centro Oeste)
  • Marcos de Oliveira (São José dos Campos, São Paulo - Sudeste)
  • Paulo Rodrigues Dapper (Novo Hamburgo - Sul)
  • Peter Helmuth Utpadel (Tocantins - Norte)
  • Yan Garcia (Rio Grande do Norte - Nordeste)

Neste ano o programa foi realizado em um formato digital e concentrou a troca de conhecimentos em um grupo do Facebook, para garantir uma maior interação com o público no âmbito digital. Para quem quiser conhecer um pouco mais dos finalistas, os conteúdos e as informações estarão disponíveis no canal do Mestre Cervejeiro no Youtube da Eisenbahn, onde também foi transmitida a grande final.

O concurso, cancelado em 2020 por conta da pandemia da covid-19, seguiu todos os protocolos de segurança para o recebimento do estilo Vienna Lager, rótulo tema desta edição, conhecido pelo sabor leve e adocicado.