Uma cerveja de Natal para apoiar o segmento na Argentina

A Christmas Ale será distribuída gratuitamente a artistas, jornalistas e outras vozes influentes

Los Enviados de Santa ("os enviados do Papai Noel") é uma campanha de divulgação e promoção da cerveja artesanal organizada na Argentina, pelo site La Fiebre del Lúpulo. Em uma nação em crise econômica, o contexto é difícil para as pequenas e as médias cervejarias - tanto para as cervejarias quanto para os fornecedores do segmento e atividades conexas, que registam quedas de mais de 30% do consumo, com dificuldades na compra de insumos e aumento dos custos. Estima-se que haja mais de mil fabricantes de cerveja no país vizinho, a maioria das quais empresas familiares multiplicadoras de empregos.

O objetivo da campanha é gerar visibilidade para o setor, por meio da entrega de um produto feito especialmente para o Ano-Novo. Para isso, duas das cervejarias dois dos mais destacados homebrewers dos últimos anos: Dario Pedraza (mais de 100 medalhas de homebrew) e Leo "Surera" Guillan (mais de 100 medalhas nacionais e internacionais como cervejeiro) para preparar uma Winter Ale ou Christmas Ale.

Os premiados Dario Pedraza e Leo "Surera" Guillan (Foto: La Fiebre del lúpulo)

Esta é uma cerveja típica do Natal e do Ano-Novo no Hemisfério Norte. A Los Enviados de Santa Christmas Ale é uma cerveja complexa, com elevado teor alcoólico, encorpada e picante, alcoólica, com especiarias que aludem aos sabores típicos do Natal (mel, sultanas, gengibre, pão de gengibre, canela, passas, amêndoas etc.). Cada cervejeiro produziu 50 litros com o seu cunho pessoal.

Estas cervejas serão enlatadas e entregues em embalagens, acompanhadas de um copo, a diferentes músicos, jornalistas, atores, apresentadores de rádio e televisão, chefes de cozinha e comediantes, entre outros. Além disso, no setor cervejeiro, a cerveja será entregue a referências internacionais da cerveja artesanal, influenciadores e meios de comunicação da cerveja.

Mais de uma centena de embalagens serão oferecidas como presentes de Natal. Para cada lata, foi criado um rótulo que remete para muitos dos ícones mais tradicionais da época festiva.

Mel é um dos ingredientes escolhidos (Foto: La Fiebre del Lúpulo)

As cervejas serão entregues na semana que antecede o fim do ano 2023. Esta ação foi possível graças ao apoio de patrocinadores e empresas que têm tudo o que é necessário para a poder levar a cabo: material de fabricação da cerveja, latas, concepção e impressão de rótulos, processo de enlatamento, câmara frigorífica, vidraria, gravação de copos etc. Tornaram-no possível: Dundalk, Lúpulos Guaraníes, Raal, Gutenbier, DC, El Progreso, Decormec, Ceresvis, Nirobeer e Especialista en Cerveza. E o trabalho meticuloso de Dario e Leo, que produziram duas cervejas de assinatura.

Cena da produção da cerveja festiva (Foto: La Fiebre Del Lúpulo)

Esta campanha tem seu antecedente em 2020, quando, no complexo contexto do Pandemia, La Fiebre del Lúpulo realizou uma campanha em que os packs eram compostos por cervejas artesanais de várias marcas e foram distribuídos a pessoas dos meios de comunicação social, músicos e atores, com resultados muito bons. Tratava-se de um ano complexo, em que as vendas do segmento tinham sofrido uma forte quebra e era necessário incentivar o consumo de cerveja engarrafada.

Por último, espera-se que todos os atores envolvidos no mundo da cerveja artesanal sejam uma caixa de ressonância e se associem ao incentivo para que, durante a época festiva, nos diferentes países, brindem à cerveja artesanal.

Outra imagem da produção da christmas Ale (Foto: Divulgação)