Logística Reversa da Abrabe recolhe mais de 8 mil garrafas no Lollapalooza

Após o festival, equipe do Glass Is Good seguiu trabalhando, para o retorno correto das embalagens

Uma imagem contendo no interior, comida, espelho, perto

vIDRO RECOLHIDO SERÁ utilizadO de diversas outras formas (fOTO: dIVULGAÇÃO)

Único material que pode ser reciclado inúmeras vezes, o vidro ganhou tratamento especial no último final de semana, no Lollapalooza Brasil 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O Glass Is Good, programa de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), recolheu mais de 8 mil garrafas de vidro, que vão retornar para serem utilizadas de diversas outras formas. Durante a semana após o festival, a equipe do Glass Is Good trabalhou para que as embalagens tivessem a destinação correta.

Coordenado desde 2019 pela Abrabe, o Glass Is Good participa pela primeira vez da coleta de vidros no Lollapalooza Brasil. Para Cristiane Foja, presidente-executiva da entidade, é importante que cada vez mais diversos atores, como as indústrias, entidades e população, estejam engajados na rota da sustentabilidade:

"A logística reversa de vidro possui seus próprios desafios, dadas as peculiaridades do material, mas estamos cada vez mais comprometidos em contribuir com as práticas sustentáveis em relação ao insumo a partir de diversas iniciativas, como a que participamos no festival."

Além de reduzir consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO2 na atmosfera, o reuso e a reciclagem do vidro geram empregabilidade para centenas de famílias. Para se ter uma ideia, o Glass Is Good contribui para manter mais de mil vagas de emprego ativas na cadeia. Além disso, o programa recuperou mais de 162 mil toneladas de embalagens de vidro pós-consumo, em parceria com 40 operadores logísticos em 14 estados e mais o Distrito Federal.