Larousse da Cerveja ganha nova edição

Livro de Ronaldo Morado dedica capítulo especial à cultura cervejeira no Brasil

Em 440 páginas, o Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado, acompanha a trajetória da produção da bebida desde as raízes históricas (Foto: Divulgação)

Em 440 páginas, o Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado, acompanha a trajetória da produção da bebida desde as raízes históricas (Foto: Divulgação)

O Larousse da Cerveja (Editora Alaúde), uma das mais respeitadas publicações sobre o tema no Brasil, ganha uma nova edição. Em quase 500 páginas, o livro de Ronaldo Morado apresenta um panorama sobre a cerveja com curiosidades e informações sobre as bebidas produzidas no Brasil e no mundo. Esta edição apresenta um capítulo especial sobre a indústria cervejeira no Brasil, no qual é analisada toda a cadeia produtiva e o mercado atual. Outra novidade é que o guia de estilos de cerveja foi reformulado, conforme as atuais diretrizes do Beer Judge Certificate Program (BJCP).

Começando pelas raízes históricas, o livro conta como a cerveja se insere na cultura de diversos povos – antigos e contemporâneos –, destacando a influência dos mosteiros medievais e a famigerada Lei Seca, nos Estados Unidos do começo do século 20. Em seguida, descreve os principais ambientes onde a cerveja é tradicionalmente consumida e como a bebida deve ser servida, mostrando, inclusive, os copos mais indicados para cada estilo – muitos deles retratados a partir da coleção pessoal do autor.

O livro também traz os detalhes das etapas de fabricação e disseca quais as matérias-primas que servem de base para se obter uma bebida de qualidade. No âmbito da degustação, o livro descreve em detalhes as características e as propriedades de cada um dos mais de 100 estilos de cerveja conhecidos, indicando exemplos brasileiros e estrangeiros para que o leitor possa perceber as sutilezas de cada estilo pelo próprio paladar. O livro ainda lista "os bares mais famosos, os festivais mais animados e os museus mais visitados".

O autor

Mineiro de Belo Horizonte, Ronaldo Morado atuou como presidente da Cervejaria Colorado por dois anos e reestruturar a empresa, posteriormente comprada pela Ambev, e hoje é consultor empresarial. Apaixonado por bares e pubs, começou a ler e estudar sobre esses ambientes nos anos 1990, época em que a cultura da cerveja estava começando a ganhar força, e testemunhou o crescimento do movimento cervejeiro no mundo. Diante da falta de títulos no mercado editorial, escreveu esta obra de referência, que condensa seus vários anos de pesquisa. Também é palestrante e escreve artigos sobre cerveja para diversos veículos de comunicação.


Serviço

  • O quê: Larousse da cerveja - A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo (18 x 25 cm, 440 páginas)
  • Quem: Ronaldo Morado
  • Quanto: 119,90