Cerveja, Destaque

Como nasceu a Kaffee Bier da cervejaria Von Borstel

Ao participar de projeto do Sebrae, cervejaria de Londrina/PR teve 10 meses de testes para formular a receita e adicionar o café (Foto: Divulgação)

Ao participar de projeto do Sebrae, cervejaria de Londrina/PR teve 10 meses de testes para formular a receita e adicionar o café (Foto: Divulgação)

A pedido da Beer Art, Fernando S. von Borstel narra passo a passo o desenvolvimento da cerveja

Desenvolver cervejas de qualidade tendo como ingrediente outra paixão nacional, o café, é uma tarefa a que têm se dedicado cervejarias em diferentes estados. Uma das criativas experiências é a Kaffee Bier, da cervejaria Von Borstel, de Londrina (PR). O essa cerveja com café tem de diferente em relação às outras? A pedido da Beer Art, Fernando S. von Borstel, um dos proprietários da cervejaria, narrou o passo a passo do desenvolvimento dessa cerveja. Leia o texto mais abaixo.

 
 

FERNANDO S. VON BORSTEL*

A CERVEJA

Tudo começou com a ideia de valorizar todas as conquistas que Londrina já possuiu com o café. Como somos nativos daqui, nada melhor do que valorizar o que vem da nossa terra. Vale lembrar: Londrina é a capital mundial do café!

Durante o começo de 2015 vislumbramos uma oportunidade de criação de uma cerveja como essa, extremamente diferenciada, que pudesse valorizar o que as regiões cafeeiras produzem de melhor, além claro, de valorizar o que há de melhor na cerveja. Mas criar uma receita para receber o café, e ainda assim, ter a presença dos dois sabores em harmonia, não é tão simples. Qual malte base usaremos? Qual mistura de maltes? Qual levedura? Quais lúpulos? Qual processo? Qual graduação alcoólica e a doçura e amargor final?

Então começamos o desenvolvimento da receita base. Encontramos no Senai Vassouras/RJ a sala de brassagem para auxílio em testes, e conquistamos o edital do Sebraetec, o que nos deu 10 meses de testes para formular a receita e adicionar o café.

Bom, depois de calibrarmos a mão, a receita base ficou fantástica, mas qual café poderíamos escolher?

O CAFÉ

Acreditamos que a busca pelo café ideal, para a versão 2016 da Kaffee Bier, foi o mais difícil de todo o processo. Existem tantas variedades, tantos métodos de produção, tantos 'terroir' que envolvem o sabor do café, que encontrar o sabor que harmonize com a cerveja base é algo que demanda paciência e experimentação; não é à toa que testamos mais de quatro variedades de café com moagens e torras diferentes, para então definir aquela que mais ressaltasse seus sabores e aromas.

Apesar de difícil, encontrar o café foi algo prazeroso. O café, que acreditamos ser o ideal para essa cerveja, foi encontrado em uma pequena cidade do norte pioneiro do Paraná, em Santa Mariana, na Fazenda Palmeira, pertencente a Rota do Café. Conhecemos seus produtores e a beleza de cada detalhe e sutileza dessa magnifica propriedade cafeeira; experimentamos cada variedade de café plantado e selecionamos a fantástica variedade Catuaí Vermelho.

Podemos dizer que degustar o café, hoje utilizado em nossa cerveja, na própria fazenda em que foi plantado e colhido com tanto carinho, foi uma experiência única.

A KAFFEE BIER

Quase todos os detalhes da cerveja estavam perfeitos, mas como fazer a infusão do café na cerveja, e quanto devemos utilizar para ela atingir o ápice, a surpresa prazerosa da cerveja e café?
Essa pergunta nos martelou por muito tempo durante todo o nosso desenvolvimento em 2015; adicionar durante a brassagem? Fervura? Fermentação? Maturação? Filtragem?

Foi quando, que por acaso, lemos uma reportagem sobre 'Cold Brew', uma infusão a frio de café, que na época começava a ganhar espaço nas cafeterias do Brasil. O tempo de contato, a temperatura e, principalmente, o resultado, nos chamaram a atenção; dessa forma conseguiríamos utilizar o café durante o processo de maturação, sem ter que criar a bebida antes da infusão sobre a cerveja, e extrair as melhores qualidades aromáticas e gustativas do café, com o mínimo de amargor.

E assim, inspirados pelo 'Cold Brew', e pela possibilidade de criarmos um 'terroir' para cada safra, realizamos e finalizamos está magnífica cerveja, a Kaffee Bier, a cerveja com café!

Para embelezar e trazer ao consumidor a cerveja que está ali dentro, colocamos nossa Kaffee Bier na mais nova garrafa do mercado, num rótulo que traduz a arte do café. Inserimos o ramo de café num quadro com moldura de ouro, uma verdadeira obra-prima!
Pronto! Vai um cafezinho aí?

*Fernando S. von Borstel é um dos proprietários da cervejaria Von Borstel

O processo de produção da Kaffee Bier usa infusão a frio (Cold Brew) do café (Foto: Altair Nobre/Beer Art)

O processo de produção da Kaffee Bier usa infusão a frio (Cold Brew) do café (Foto: Altair Nobre/Beer Art)