Japas Cervejaria lança Pilsen com pétalas de jasmim

Cervejaria é formada por quatro "nipodescendentes": Yumi Shimada, Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Carol Okubo (Foto: Bruno Fujii/Divulgação)

Cervejaria é formada por quatro "nipodescendentes": Yumi Shimada, Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Carol Okubo (Foto: Bruno Fujii/Divulgação)

Primeiro lançamento de garrafa da cervejaria, a Matsurika, ocorre no mês da imigração japonsesa

O mês em que são celebrados os 108 anos desde que o primeiro navio de imigrantes japoneses chegou ao Brasil também marca a estreia da Japas Cervejaria nos principais bares e lojas do país. A cervejaria é formada por quatro nipodescendentes: Maíra Kimura, Carol Okubo, Yumi Shimada e Fernanda Ueno. As cervejeiras escolheram o mês de junho como forma de celebrar essa data importante que marcou a chegada de suas famílias e de tantas outras que formam no Brasil a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Fernanda Ueno destaca:

“É uma data marcante que representa a importância da imensa comunidade japonesa na construção e desenvolvimento do nosso país há mais de um século.”

O primeiro lançamento será a Matsurika, nome que é uma das formas de se referir à flor de jasmim no idioma japonês. Essa flor, utilizada no preparo de chás e outras bebidas no Japão, foi escolhida como ingrediente especial para a receita dessa cerveja do estilo Bohemian Pilsner, com teor alcoólico de 5% e 27 IBUs.

O nome da nova cerveja, Matsurika, é uma das formas de se referir à flor jasmim no idioma japonês (Foto: Bruno Fujii/Divulgação)

O nome da nova cerveja, Matsurika, é uma das formas de se referir à flor jasmim no idioma japonês (Foto: Bruno Fujii/Divulgação)

“As pétalas de Jasmim trazem um aroma e sabor levemente florais a essa pilsen refrescante e saborosa”, diz Carol Okubo.

A Matsurika segue a ideia da Japas de criar sempre cervejas inspiradas na cultura, na gastronomia e nos sabores do Japão. Seu rótulo, que tem como ilustração uma colagem feita manualmente, traz elementos que demonstram ao mesmo tempo a tradição e a modernidade oriental.

“Nossa ideia foi refletir nessa cerveja todo o cuidado e delicadeza que são tão presentes na cultura oriental”, diz Yumi Shimada.

Nos próximos meses novos lançamentos estão programados, completando ao menos quatro rótulos até o fim do ano, todos produzidos dentro da Cervejaria Invicta.

“Um país que tem tanta receptividade com a gastronomia do Japão, agora terá cervejas com a inspiração desses sabores”, compara Maíra Kimura.

As cervejas da Japas estão sendo distribuídas por todo o país pela mesma rede de distribuição das cervejarias Invicta, Treze, 2cabeças e Velhas Virgens. Uma festa de lançamento também está sendo preparada em São Paulo para o mês de Junho, com data e local que serão divulgados em breve.