Feira de cervejas artesanais de Petrópolis atrai público na Barra

Vinte cervejarias mostram no Downtown a qualidade das artesanais serranas

Feira é uma oportunidade de apreciar a diversidade das cervejarias da serra fluminense (Foto: Thayná Delgado/Divulgação)

Nem mesmo a chuva atrapalhou a edição avançada da Deguste - Feira de Cervejas Artesanais de Petrópolis no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. Além das cervejas especiais e artesanais, apresenta estandes com boa gastronomia e está mostrando ao público a qualidade musical das bandas de Rock da Cidade Imperial. O evento iniciado na quinta-feira, 17, vai até domingo, 20 de agosto. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

São 20 cervejarias de Petrópolis (Buda Beer, Cazerra, Da Corte, Duzé, Brew Point, Imperatriz Bier, Madame Machado, Real, Schroder, Guapa, Dr. Duranz, Silxel Beer, Bohemia, Cidade Imperial, Black Princess, Vila de Secretário , Cerveja Cigana, Odin, Tortuga e Raiz), além da cervejaria convidada - Backer, de Minas Gerais - , e vários estandes da melhor gastronomia e de produtos orgânicos de Petrópolis.

O síndico do Downtown, Paulo Oscar, ressalta que o mercado cervejeiro está vivendo um boom em todos os seguimentos, diante do bom trabalho realizado por cervejarias, produtores de eventos, sommeliers e bares. Há três anos o Downtown já recebendo edições de festivais de cervejas.

“Os festivais se tornam umas das melhores chances de conhecer mais de perto tudo isso, porque você consegue fazer negócios com pessoas do meio, consegue mostrar seu produto para o consumidor final, e principalmente, consegue essa apresentação do "criador e da criatura" para o cliente.”

A Feira Deguste

A Deguste foi um dos destaques da 28ª Bauernfest, realizada no final de junho em Petrópolis. O Palco Biergarten, montado na Praça Visconde de Mauá (onde a feira acontece todos os meses), atraiu centenas de pessoas e foi elogiado por turistas de diversas regiões do país, que puderam degustar rótulos de 22 cervejarias, muitas delas integrantes da Rota Cervejeira RJ.

“Somos o berço da cerveja brasileira. Queremos o fortalecimento do setor de cervejarias artesanais do estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é promover e divulgar as marcas de cervejas locais, ampliar o mercado consumidor, capacitar e profissionalizar a gestão do setor, abrir oportunidades de novos negócios, desenvolver o polo turístico e cultural da região. Levar a Deguste para o Rio de Janeiro já era um de nossos projetos e tenho certeza que esta edição no Downtown será um sucesso!”, explica Rodrigo Duarte.


Serviço

  • O quê: Feira Deguste – edição Downtown
  • Quando: 17 a 20 de agosto, das 12h às 22h
  • Onde: Downtown (Av. das Américas, 500 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Praça Central)