Cerveja

Cevas.com.br mapeia as cervejarias artesanais do Brasil

Três jovens amigos da cidade de Feliz/RS criaram site para aproximar apreciadores e cervejarias

Propósito do site é apontar as cervejarias mais próximas do usuário, a história delas e outros conteúdos (Foto: Reprodução)

Propósito do site é apontar as cervejarias mais próximas do usuário, a história delas e outros conteúdos (Foto: Reprodução)

Com o propósito de mapear as cervejarias artesanais do Brasil e apontar as mais próximas do usuário, três jovens amigos da cidade de Feliz, a "Capital Gaúcha da Cerveja Artesanal", criaram o site cevas.com.br. Ao acessar o site, de qualquer dispositivo com internet, o usuário encontra as cervejarias mais próximas de sua localização, assim como a história de cada uma, fotos, vídeos e informações técnicas sobre as cervejas produzidas. (Você pode ler também o Portal das Cervejarias Brasileiras, da Beer Art)

O site de Arthur Freiberger e dos irmãos Jarbas e Jardel Orlandino está no ar desde 1º de setembro de 2015. Eles dizem que a ideia surgiu ao constatarem, apesar da expansão do mercado cervejeiro, uma certa falta de proximidade entre os entusiastas da cerveja artesanal e as cervejarias.

Ao acessar a Listagem de Cervejarias, é possível pesquisar diretamente pelo nome da Cervejaria, ou então filtrar por Estado ou estilo de cerveja preferido. Em maio de 2016, o mapa do Cevas conta com 108 cervejarias cadastradas, mais de 40 homebrewers e mais de 280 cervejas. A meta é de alcançar 160 estabelecimentos registrados cadastrados até o final deste ano.

Os autores consideram o Cevas também um Portal cervejeiro, uma vez que reúne um conjunto de blogs, com avaliações de cerveja em vídeo e em posts de blogs parceiros, podcasts sobre cerveja caseira e um dos carros chefe do Portal, a Academia Cevas de Cerveja Artesanal, na qual os cervejeiros podem encontrar materiais de estudo sobre Cerveja, como documentários, artigos e até TCCs. A Academia Cevas é colaborativa, portanto, quem se interessar em ajudar pode enviar seu material para o Cevas via e-mail contato@cevas.com.br

As cervejarias podem se cadastrar gratuitamente. A meta do projeto é captar todas cervejarias nacionais, inclusive as ciganas, e aproximar os entusiastas do mundo da cerveja artesanal não só aos produtos finais, mas sim, as Cervejarias e seus criadores.