Nota de repúdio da Abracerva à organização do Festival da Cerveja

No dia de maior movimento, microcervejarias são surpreendidas por concorrência de espaço de grande grupo cervejeiro (Brasil Kirin)

ABRACERVA - Nota de repúdio

NOTA DE REPÚDIO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MICROCERVEJARIAS E EMPRESAS DO RAMO CERVEJEIRO – ABRACERVA, NA DEFESA DOS INTERESSES DOS SEUS ASSOCIADOS, VEM TRAZER A PÚBLICO, POR MEIO DA PRESENTE NOTA, O SEU REPÚDIO ÀS ATITUDES ARBITRÁRIAS DA ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA.

O FESTIVAL, QUE SE ESTABELECEU COMO UMA VITRINE DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS E INDEPENDENTES DO PAÍS, ESTÁ TENDO SUA FINALIDADE PRIMÁRIA – A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DOS ARTESÃOS INDEPENDENTES DA CERVEJA – DISTORCIDA EM PROL DO MARKETING DAS GRANDES CORPORAÇÕES.

A ORGANIZAÇÃO, SEM AVISO PRÉVIO DIRIGIDO AOS EXPOSITORES, ALTEROU A PROGRAMAÇÃO CONTRATUALMENTE PREVISTA, ABRINDO , NO DIA DE MAIOR MOVIMENTO DO EVENTO, UM ESPAÇO EXCLUSIVO PARA UMA GRANDE CERVEJARIA, EM CONTRARIEDADE ÀS REGRAS DE PADRÃO DE STANDS E ESPAÇOS QUE FORAM IMPOSTOS AOS DEMAIS EXPOSITORES, O QUE CONTRARIA A ESSÊNCIA E A RAZÃO DE SER DO PRÓPRIO FESTIVAL.

AS MICROCERVEJARIAS QUESTIONAM SE O FESTIVAL DEIXOU DE SER A VITRINE DAS MICROS, PARA SER MAIS UM PANFLETO DAS GRANDES CORPORAÇÕES.

PEQUENAS EMPRESAS INVESTEM SEUS RECURSOS NA APRESENTAÇÃO DE UM EVENTO QUE PERDEU SEU FOCO, E CUJAS REGRAS FORAM ARBITRARIAMENTE MUDADAS NA ÚLTIMA HORA, SEM AVISO PRÉVIO.

AS MICROCERVEJARIAS, QUE SEMPRE FORAM TÃO CARINHOSAMENTE RECEBIDAS PELA POPULAÇÃO LOCAL, NÃO ESTÃO TENDO O MESMO TRATAMENTO PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, QUE CLARAMENTE ESTÁ PRIORIZANDO INTERESSES CONTRÁRIOS AOS INTERESSES DOS EXPOSITORES.

INFELIZMENTE O FESTIVAL, NA OPINIÃO DA ABRACERVA, ESTÁ SENDO MANIPULADO E DIRIGIDO PARA DEIXAR DE SER O QUE SE PROPÔS ORIGINALMENTE, E SE TORNOU UM CIRCO, ONDE O PÚBLICO PAGA PARA ENTRAR, E O PALHAÇO PAGA PARA SE APRESENTAR.

POR ESTA RAZÃO OS EXPOSITORES ESTÃO USANDO O NARIZ DE PALHAÇO, EM PROTESTO SILENCIOSO CONTRA A ARBITRARIEDADE E O AUTORITARISMO.

É PROVÁVEL QUE AS CERVEJAS ARTESANAIS NÃO VENHAM MAIS AO FESTIVAL EM BLUMENAU. ABRACERVA