Equipamento

App promete prever o paladar do consumidor de cerveja

A partir de uma imagem, o Next Glass indica se a cerveja agrada ou não o gosto do usuário

O aplicativo foi desenvolvido para consumidores de cerveja e vinho (Foto: Divulgação)

O aplicativo foi desenvolvido para consumidores de cerveja e vinho (Foto: Divulgação)

Imagine a seguinte situação: você vai a uma loja comprar uma cerveja que nunca provou, na dúvida sobre qual rótulo levar, recebe pelo celular a indicação se a bebida selecionada vai ou não agradar o seu paladar. Impossível ter certeza sem provar? Parece que não. O app Next Glass promete prever o gosto do consumidor para indicar cerveja ou vinho, com uma precisão de 96%.

Para receber a indicação, basta o usuário apontar a câmera do seu telefone para uma garrafa. A imagem será digitalizada pelo aplicativo e, dentro de alguns segundos, reconhecida. O resultado aparece em forma de pontuação junto com as informações de teor alcoólico e calorias.

O resultado é informado por meio de uma pontuação (Foto: Divulgação)

O resultado é informado por meio de uma pontuação (Foto: Divulgação)

“Queríamos descobrir uma linguagem universal para vinho e cerveja para que as pessoas pudessem encontrar garrafas que realmente gostam", explica Kurt Taylor, fundador do Next Glass, em entrevista a NBC News.

Com cerca de 20.000 cervejas e vinhos diferentes em seu banco de dados, o aplicativo baseia-se na composição química da bebida para indicar se está de acordo com o paladar do consuimidor. Para isso, requer que os usuários carreguem cinco de suas cervejas ou vinhos favoritos. Essa informação é usada para recomendar as bebidas. Altas pontuações são dadas para aquelas com um "DNA" similar as cervejas favoritos do usuário.

"Gosto é realmente uma coisa difícil de definir. Nós achamos que a maneira que nós poderíamos fazer isso é através da composição química. Enquanto você pode conhecer o estilo IPA em geral, por exemplo, só a análise química pode realmente identificar o que é diferente sobre cada uma delas", acrescenta Kurt na mesma entrevista para NBC News.

O aplicativo ainda não está disponível no Brasil. Segundo a empresa, há o interesse de testar e cadastrar cervejas brasileiras na plataforma e, assim, disponibilizá-lo para usuários brasileiros. O site oficial da Next Glass é: http://nextglass.co