CluBeer

De Ranke Noir de Dottignies

De Ranke Noir de Dottignies

Assim como muitas cervejarias belgas, a cervejaria De Ranke foi criada como um hobby por dois amigos (Nino Bacelle e Guido Devos), que aos finais de semana alugavam uma antiga instalação cervejeira para produzir o que alguns consideram as melhores cervejas “especiais” da Bélgica, ou seja, cervejas sem estilos descritos nos guias internacionais.

Nos últimos anos a De Ranke deixou essa locação, e passou a produzir em suas próprias instalações. Desde então, tem adquiridos prêmios importantes do meio e notas altas no ranking de cervejas ratebeer.com

A Noir De Dottignies é uma belgian strong dark ale que dispensa grandes comentários. Na aparência, coloração marrom escuro, bastante turva e boa presença de espuma. No aroma e sabor, complexidade é a palavra-chave. Bastante ricos, vindos dos seis tipos diferentes de malte e de doses generosas dos lúpulos Challenger e Saaz, que conferem delicioso equilíbrio entre doce e amargo. Tem candy sugar (dose adicional de açúcar), por isso o dulçor proeminente. Notas de frutas passas escuras e teor alcoólico mais elevado completam a descrição sensorial dessa cerveja.

Para harmonizar

Croissant de doce de leite. O açúcar acentuado da sobremesa contrapõe ao álcool mais elevado da cerveja. Além disso, as notas doces do prato se assemelham ao dulçor característico nesse estilo.