CluBeer

Leffe Vieille Cuvée

Leffe Vieille Cuvée

Assim como em muitos monastérios europeus, os abades da Abbaye Notre-Dame de Leffe também se dedicaram historicamente à produção de cervejas. Fundada em 1.240 às margens do rio Meuse, na província de Namur, a abadia funcionou até o final do século XVIII. Em 1796, com o desenrolar da revolução francesa, os abades foram destituídos, a cervejaria fechada e suas propriedades vendidas.

Somente no ano de 1902 os Abades puderam retornar à Notre-Dame de Leffe e retomar a produção cervejeira. Foi então que, a partir de 1952, uma associação entre os abades e uma cervejaria de Overijse permitiu que a Leffe fosse produzida em grande escala e mundialmente conhecida.

A Leffe Vieille Cuvée é uma Belgian Strong Dark Ale, de boa formação de espuma e média persistência. Cobre avermelhado, ela apresenta uma aparência límpida e brilhante. No aroma, frutado agradável com notas de especiarias como cravo e coentro, suave cítrico em segundo plano e malte torrado. No sabor, bastante cremosa, amargor bem equilibrado e um leve dulçor, frutas passas e retrogosto picante e suave que tornam essa cerveja única e com personalidade.

Para harmonizar

Bolo de nozes com frutas secas. O dulçor da cerveja complementa o sabor do bolo, tornando suas semelhanças mais evidentes e bastante agradável.