CluBeer

Fantôme Artist (CluBeer mai/15)

Fantôme Artist

A Fantôme é uma cervejaria pequena e bastante tradicional da Bélgica. Seu processo é totalmente artesanal, inclusive a colagem do rótulo, sendo esse o motivo de virem para o Brasil tão poucos exemplares dela. Foi fundada em 1988 por Dany Prignon, no vilarejo de Soy, situado na região da Valônia, onde a língua predominante é o francês.

Sua especialidade são as refrescantes cervejas do tipo Saison (ou Farmhouse Ale), estilo nascido nas fazendas do país por produtores rurais que produziam cervejas entre o final do inverno e começo da primavera, para consumi-las apenas no verão.

Por esse motivo, a principal característica é ser extremamente refrescante. Mas como toda boa cerveja belga, destaca-se também pelas diversas especiarias utilizadas. Dany Prignon atua como um verdadeiro alquimista, utilizando vários temperos em suas cervejas que quem as toma, fica estonteado do princípio ao fim.

Essa edição especial é em homenagem à artista belga Gaëlle Boulanger, e serão feitas 5 cervejas, essa que você está recebendo é a primeira.

A Fantôme Artist é uma Dark Saison com adição de condimentos que o mestre-cervejeiro gosta de manter em segredo. No aroma, caramelo, pimenta suave, malte e notas mais rústicas, típicas do estilo. Em segundo plano, suave floral. No sabor, o corpo é médio, apresenta notas do malte, caramelo, pão, especiarias e suave notas de limão.

Para harmonizar

Carpaccio de carne vermelha. Apesar de não ser uma harmonização muito comum com as Saison, por conta das especiarias utilizadas nessa cerveja, o dulçor da carne se identifica ao dela, intensificando o sabor, além da alta carbonatação do estilo, contrastar com a potência da carne.