Tupiniquim Chocolate Stout (CluBeer abr/15)

Beer Art

Nascida em 2013, a Cervejaria Tupiniquim é fruto do investimento do importador de cervejas Christian Bonotto e seus sócios, que decidiram apostar em um rótulo próprio, destacando a arara-azul como símbolo de sua cervejaria, aliás nada mais brasileiro para nos representar, não é mesmo? Produzindo como “cigana” até o ano passado, a Tupiniquim agora tem casa própria em Porto Alegre, inaugurada em fevereiro deste ano.

Adeptos das colaborativas, eles já tiveram rótulos produzidos em conjunto com grandes nomes internacionais, como a sueca Omnipollo, a norte-americana Stillwater e a polêmica dinamarquesa Evil Twin Brewing. Todo esse trabalho corou-os com o título de “Cervejaria do Ano” no South Beer Cup 2014, realizado no final de maio em Belo Horizonte (MG). E neste ano, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), como Cervejaria do Ano de 2015. Eles têm ou não motivos para comemorar?

Para harmonizar

A Tupiniquim Chocolate Stout é uma stout com adição de cacau e açúcar de cana em sua receita. Apresenta uma coloração marrom escura, espuma com boa formação e persistente. No aroma, chocolate, e em segundo plano caramelo e baunilha. De fácil drinkability, essa cerveja é bastante equilibrada e o lúpulo, apesar de presente, não sobressai às notas adocicadas do cacau.

Estamos no mês da Páscoa! Então, para brindar a chegada do Coelhinho, que tal abrir uma cerveja? Pois neste caso a Tupiniquim Chocolate Stout é a pedida! Por conta de suas notas de chocolate, ela se encaixa perfeitamente com sobremesas à base de chocolate e baunilha, podendo aproveitá-la com aquele ovo de páscoa que você ganhou! Quem foi que disse que cerveja e chocolate não combinam? :D

Comment