CluBeer

Halen Mariënrode Tripel (CluBeer abr/15)

Beer Art

A cidade belga de Halen existe há mais de 1.000 anos e foi o pano de fundo de grandes e profundas mudanças na história mundial. A abadia cisterciense de Mariënrode foi fundada em 1237 na cidade de Halen, Bélgica, e dirigida pela mesma irmã superior da abadia de Val Dieu. Naquela época a região contava com aproximadamente 2500 abadias. Durante a revolução francesa em 1792-1815 a abadia de Mariënrode foi totalmente destruída e no início do século 20 a família Cordonnier adquiriu toda a área pertencente à abadia, compreendendo a fazenda e as ruínas da cervejaria. Nos porões das ruínas da antiga casa da fazenda, o pequeno Cordonnier encontrou os restos da antiga cervejaria, o que veio a despertar sua curiosidade pela cerveja produzida anos atrás naquele local. Hoje, anos após a descoberta, ele realizou o seu sonho de recriar as tradicionais cervejas Marienrode baseadas em sua receita tradicional trazida pelas irmãs cistercienses há 900 anos atrás.

A Halen Mariënrode Tripel é uma Belgian Tripel, de coloração clara, espuma persistente e de boa formação, que passa por uma refermentação na garrafa. É produzida com malte e especiarias feitas na própria fazenda da Cervejaria. No aroma, apresenta intenso frutado, como pera, maçã e frutas brancas em geral, além de especiarias, provenientes das leveduras de abadia.

Todo esse conjunto de aromas se une ao toque floral vindo dos lúpulos belgas, tornando essa cerveja bastante complexa e aromática. No sabor, as características se assemelham ao aroma e o lúpulo aprece em segundo plano, bastante suave. As notas de dulçor remetem às frutas brancas, além de cravo, canela e o álcool evidente. Na garrafa, é normal aparecer resíduos de fermento, em função da refermentação.

Para harmonizar

Pode ser um delicioso tartare de salmão, pois a citricidade da tripel complementa o sabor do peixe, além de ter um lado cultural onde cervejas do estilo tripel combinam perfeitamente com peixes. Também podemos seguir por contraste, onde o amargor médio deste estilo contrasta com o umami (quinto gosto básico vinculado à proteínas) do peixe. Ufa, te convencemos de que terá uma harmonização incrível?