CluBeer

Flensburger Winterbock (CluBeer jul/14)

Beer Art

Beer Art 8 - jul/14

A Cervejaria fundada pelos cidadãos de Flensburg em 1888, fica ao extremo norte da Alemanha, e é controlada até hoje pelas famílias fundadoras. A cervejaria se abastece do mesmo reservatório de água, que data da “Era do Gelo”, resultante do degelo dos glaciares escandinavos. Seu brasão evoca a tradição naval da região de Hamburgo e o Mar do Norte. As cervejas produzidas por lá são distribuídas por todo o país e são conhecidas pelo típico e diferente fechamento "flip-top" de suas garrafas, pelo carinhoso apelido "Flens".

A origem do estilo bock tem várias versões. Uma delas é que ele vem de práticas ancestrais dos mosteiros medievais germânicos, locais onde se produzia uma cerveja forte e nutritiva que ajudava os monges a suportar os períodos de jejum, já que durante essas épocas apenas seria proibido ingerir comida sólida. Já outros defendem a ideia de que, a palavra bock é uma abreviatura de Einbeck, resumindo para beck e, mais tarde, bock. Os místicos e voltados para energias mitológicas, defendem a ideia de que, certos povos, procurando o auxílio e a proteção dos deuses, produziam a sua cerveja apenas durante o signo do Capricórnio, um gênero de cabra, que em alemão, é chamado de bock.

Seja qual for a sua origem, a Flensburger é uma tradicional bock alemã e tem muita personalidade! De ótima aparência, a começar pelo modelo simpático de abertura, essa cerveja apresenta ótima formação de espuma, boa estabilidade, média persistência e coloração castanho brilhante. Há um predomínio do torrado do malte, caramelo suave e em segundo plano, que se equilibra harmoniosamente com o álcool mais pronunciado que dá uma gostosa sensação de aquecimento.

Para harmonizar

Para acompanhá-la, vamos aproveitar as noites de julho, em que, normalmente cai a temperatura, e nos deliciar com um fondue de queijo. Entre amigos, ou num jantar romântico, a dupla fará um enorme sucesso e você vai querer repetir a dose muito em breve!