CluBeer

Leön Baladin (CluBeer dez/14)

Beer Art

A Baladin é precursora dos movimentos das cervejarias italianas. Tem a característica de ser inovadora em criar cervejas artesanais diferenciadas. A cervejaria e o brewpub nasceram em 1986, na cidade de Piozzo, com 1.000 habitantes na província de Cuneo, Itália. Seu proprietário e mestre cervejeiro, Teo Musso, é precursor do movimento das cervejas italianas. Sua atuação em criar cervejas artesanais profundamente diferenciadas vem chamando a atenção em diversas partes do mundo.

Fundada como uma cerveja de Natal, a Leön Baladin é uma Belgian Dark Stong Ale e apresenta coloração marrom avermelhada e espuma bem cremosa e de considerável persistência, em sintonia com a explosão de aromas que remetem ao chocolate, frutas secas, alcaçuz e caramelo. Corpo médio, malte e lúpulo presentes e em harmonia, suave dulçor e acidez proeminente. O exotismo das notas de cacau, café e especiarias, se mistura ao aspecto licoroso e ao toffee, e as notas de frutas secas complementam o conjunto delicioso deste exemplar. Não é pasteurizada e é refermentada na garrafa.

Para harmonizar

Para desfrutar o máximo dessa cerveja natalina, que tal um bolo de chocolate e frutas secas? As notas de cacau, toffee e frutas secas se complementam com as da sobremesa, intensificando seus pontos em comum. Caso queira desfrutá-la para o prato principal, sugerimos harmonizá-la com costelinha de porco, pois por conta do seu alto teor alcoólico age como adstringente para a gordura da carne, limpando o paladar, sem pesar na garfada.