CluBeer

Rodenbach Classic (CluBeer out/14)

Beer Art

A história da cervejaria Rodenbach começou em 1821, quando os quatro irmãos Rodenbach (Pedro, Alexander, Ferdinand e Constantijn) investiram em uma pequena cervejaria em Roeselare na província do Flandres Ocidental na Bélgica. Após 15 anos, Pedro tomou à frente e a comprou dos irmãos, passando a administrá-la com sua esposa. Durante este período houve um grande crescimento dos negócios. Em 1878, o filho do casal, Edward, passou a comandar os negócios junto com a mãe. Ele viajou à Inglaterra para aprender o processo de maturação de cervejas Porter em barris de carvalho e depois misturar diferentes cervejas para se conseguir um resultado melhor. Este processo é o que diferenciou a Rodenbach das outras cervejarias, produzindo cervejas únicas e marcantes.

A Rodenbach Classic é uma cerveja do estilo Flanders Red Ale, da família das fermentações híbridas, ou seja, de alta fermentação com adição de lactobacilos e longa maturação em barris de carvalho, ganhando assim a participação de outras leveduras selvagens (como a Bretannomyces), presentes na madeira, que dão características mais rústicas e até mesmo selvagem à bebida. Elas produzem inicialmente ácidos orgânicos, então convertidos em ésteres frutados, cuja intensidade aumenta conforme a maturação. Sua acidez é bastante pronunciada, proporcionando uma cerveja bastante exótica, com sabor agridoce, seco, notas frutadas (frutas vermelhas) e amadeiradas, que remetem ao vinho. Ela é produzida com 1/4 de cerveja envelhecida por 2 anos em barris de carvalho + 3/4 de cerveja jovem, tornando uma bebida de personalidade marcante e singular. Classificada pelo falecido Michael Jackson, beer hunter, como uma das cervejas mais refrescantes do mundo!

Para harmonizar

Pannacotta com frutas vermelhas, por semelhança com as notas frutadas de cerveja, ameixa, uva percebidas na cerveja, em harmonia com a da sobremesa. O azedinho da cerveja também serve para contrabalancear com a doçura excessiva da pannacotta, feita de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias.