CluBeer

La Corne du Bois des Pendus Triple (CluBeer out/14)

Beer Art

Recentemente chegada ao Brasil, as La Corne têm se destacado não só pela qualidade da cerveja, mas pelo inusitado copo de chifre que tem sido objeto de desejo pelos colecionadores e momentos de descontração nos empórios cervejeiros. Quem se faz presente aqui na nossa seleção de outubro é a La Corne du Bois des Pendus Tripel. O copo, como já dissemos, é uma peculiaridade à parte. Ao lançar a sua cerveja, Gaëtan Patin quis prestar uma homenagem a uma floresta da região que tem o formato de um chifre. Essa forma inspirou a criação do copo no mesmo formato. Para mantê-lo em pé, usa-se uma estrutura de madeira e o copo/chifre fica preso por uma alça de couro. A questão do copo é muito mais uma artefato estético do que propriamente funcional.

Assim como todos os demais rótulos desta cervejaria, a La Corne du Bois des Pendus Triple é uma cerveja que foge dos padrões. Do estilo belga chamado tripel, essa cerveja se destaca pela complexidade aromática e características peculiares. Mais amarga que o normal, é levemente frutada e com notas evidentes de citricidade, pão e dulçor agradável. De coloração amarelo ouro, levemente turva, apresenta uma espuma densa, de boa formação e estabilidade. O teor alcoólico, apesar de elevado, está muito bem inserido e proporciona uma leve sensação de aquecimento.

Para harmonizar

Um suculento Spaghetti Carbonara é a sugestão. O interessante aqui é o contraste do álcool da cerveja com a gordura do carbonara (creme de leite, ovo, parmesão e bacon); a doçura e frutado da cerveja contrastando com o salgado (parmesão) do prato e por fim, o lado de complementação, porque o frutado da cerveja acaba se inserindo no macarrão, dando leveza a um prato tão intenso e gorduroso. Ou seja, casamento perfeito!