Douglas Guardia

Cerveja O Líquido Sagrado

A curiosa origem de um bem-sucedido perfil no Instagram

Beer Art 18 - mai/15

Paulistano residente em Mogi das Cruzes, o hoje sommelier Douglas Guardia, 30 anos, se apresentou à cerveja artesanal em abril de 2012, em um restaurante da zona oeste de São Paulo. Desde então se dedica à produção de "selfies de cerveja", como ele mesmo define. Nascia uma paixão, uma busca incessante de novos rótulos de cervejas artesanais e, consequentemente, muitas fotos registrando suas degustações.

Essa busca levou Guardia a criar um perfil cervejeiro no Facebook, com a linha de postar sátiras, piadas. Em pouco tempo atingiu 1.500 seguidores, mas a página perdeu sua força, e ele acabou criando um conta homônima no Instagram. O propósito inicial era alavancar seguidores para a conta no Facebook, porém com uma proposta diferente. Em vez de brincadeiras relacionadas à cerveja, passou a publicar suas fotos, ou melhor, suas "selfies de cerveja", que já passavam de 150 em seu portfólio.

A ideia de turbinar o número de seguidores no Facebook fracassou, mas em contrapartida a entrada no Instagram se mostrou um sucesso, a ponto de conduzi-lo a um estudo mais profundo da arte da degustação de cervejas. Matriculou-se no Senac/Doemens para fazer o curso de sommelier de cervejas em setembro de 2014, quando o perfil já contava com mais de 10 mil seguidores, em busca de dicas para uma nova degustação (além de informações sobre as cervejas tais como país de origem, estilo, teor alcoólico e cervejaria).

Primeiro atraiu os curiosos em conhecer novos rótulos, em seguida apareceram também empresários do ramo cervejeiro interessados nos números gerados pelo perfil. Buscavam parcerias, ao perceber uma vitrine para os negócios.

Em abril de 2015, são cerca de 30 mil seguidores. Não foi fácil chegar a essa marca, conta Guardia. Ele teve de trabalhar "muito" por seu perfil. E tem visto que muita gente também tem se dedicado a fazer o mesmo e, com isso, disseminar a cultura cervejeira no país por meio das suas fotos e descrições no aplicativo.

Não é o único método para atingir o público-alvo, mas com certeza tem feito com que muita gente se relacione e obtenha informações importantes sobre a "cerveja, o líquido sagrado".

Hoje são inúmeras as redes sociais em uso. Facilitam o dia a dia com compartilhamento de informações, fotos, vídeos, relacionamento etc. Mas uma em específico está tendo uma visibilidade significativa no mundo cervejeiro: o Instagram. Uma prova disso é @cerveja_o_liquido_sagrado

Perfil criado por Douglas Guardia supera a marca de 30 mil seguidores no Instagram (Foto: Arquivo Pessoal)

Perfil criado por Douglas Guardia supera a marca de 30 mil seguidores no Instagram (Foto: Arquivo Pessoal)