Amazon Beer: Aromas da Amazônia

De Belém do Pará, cervejaria busca conquistar o mundo e se desprender da imagem de exotismo

A microcervejaria amazon beer, de belém (PArá), é especializada em criar cervejas com ingredientes exóticos da região (FOTO: Juliana spinola/especial para a beer art)

A microcervejaria amazon beer, de belém (PArá), é especializada em criar cervejas com ingredientes exóticos da região (FOTO: Juliana spinola/especial para a beer art)

Texto: Katy Sherriff

Fotos: Juliana Spinola

Beer Art 14 - jan/15

Belém - Você tem que chegar a tempo às sextas-feiras. Caso contrário, será difícil conseguir uma mesa no terraço da cervejaria Amazon Beer em Belém, Pará. Localizado na Estação das Docas, o antigo cais do porto da cidade foi transformado em um complexo cultural em 2000. A Amazon Beer é um dos bares mais visitados das docas, e não só por causa da vista deslumbrante sobre a Baía de Guajará. As cervejas servidas no terraço são tão saborosas como os seus nomes exóticos.

A microcervejaria Amazon Beer é especializada na criação de cervejas com ingredientes exóticos da região amazônica do Brasil, como o açaí e a priprioca. Fundada em 2000 por Arlindo Guimarães, é a única cervejaria artesanal do Pará e vem colecionando prêmios no país e fora dele.

"Quando meu pai começou esta cervejaria, não havia muito conhecimento no Brasil sobre microcervejarias", diz Caio Guimarães, hoje sócio do fundador. "Havia apenas quatro ou cinco outros fabricantes de cervejas artesanais. Ele leu um artigo sobre o crescimento das microcervejarias nos Estados Unidos e decidiu que este seria um bom investimento."

Caio exalta a visão empreendedora de seu pai (Foto: Juliana Spinola/Especial para a Beer Art)

Caio exalta a visão empreendedora de seu pai (Foto: Juliana Spinola/Especial para a Beer Art)

 

Guimarães estava certo. Hoje em dia o Brasil conta com mais de 200 microcervejarias.

O jovem empreendedor mostra a pequena fábrica ao lado do bar. "Aqui, nós só produzimos para o consumo no bar, que é cerca de 30 mil litros por mês, o que faz de nós provavelmente o maior 'Brew Pub' do Brasil. Temos também uma outra fábrica na periferia da cidade, onde produzimos para vender aos nossos clientes em todo o Brasil." A empresa tem um crescimento de cerca de 20% ao ano. Hoje em dia, produz cerca de 100 mil litros por mês.

Outras pequenas cervejarias são vistas como parceiras, não como concorrência. "O mercado brasileiro de cerveja ainda é dominado pelas grandes cervejarias. Os brasileiros ainda não estão acostumados com a cerveja de alta qualidade, por isso temos de educá-los. Com outras cervejarias tentamos abrir os olhos dos brasileiros. O mercado de cervejas de qualidade no Brasil está crescendo."

Várias das cervejas já ganharam prêmios. Como a leve Bacuri, ouro no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), em 2013. Ou a cerveja Açaí Stout: uma cerveja escura com a fruta mais típica da região de Belém, com sabores de caramelo e café. Na edição de 2014 do Festival Brasileiro, foi eleita a Melhor Cerveja do Brasil. No mesmo ano, a Forest Pilsen ganhou medalha de ouro na competição inglesa 'Beer Challenge International'.

As cervejas da Amazon Beer são surpresas exóticas, também para estrangeiros. Desde março de 2014, a Forest Pilsen e a Forest Bacuri Fruit são produzidas e colocadas à venda no Reino Unido. "Começamos com essas duas cervejas no Reino Unido pois elas têm uma menor percentagem de álcool. Por isso são menos tributadas no Reino Unido", explica Caio. A cerveja é vendida por metade do preço no Reino Unido em relação ao Brasil, como os impostos brasileiros são muito mais elevados. Portanto, não é uma surpresa que a empresa queira expandir seu mercado externo. Desde o Reino Unido, a Amazon Beer já exporta para outros países europeus, como França e Alemanha.

a loja da cervejaria (FOTO: JULIANA SPINOLA/ESPECIAL PARA A BEER ART)

a loja da cervejaria (FOTO: JULIANA SPINOLA/ESPECIAL PARA A BEER ART)

 

"A nossa cerveja é exótica. Mas nós não queremos ser só a estranha, uma cerveja que as pessoas só tentam uma vez. Nós realmente queremos ser uma cerveja que é apreciada no dia a dia em todos os lugares ao redor do mundo." A próxima parada será os Estados Unidos. "Já estamos no processo para registrar nosso produto e já encontramos um distribuidor local." Nos EUA, cinco tipos de Amazon Beer serão introduzidos o mais rapidamente possível.

Para o mercado brasileiro, o início de 2015 trará novas surpresas. "Estamos estudando dois novos tipos de cervejas. Uma já está quase finalizada ", diz Caio. Ele sorri quando perguntado o que estará nessas novas cervejas. "Isso é um segredo, mas você pode ter certeza que vão ser ingredientes da nossa Floresta Amazônica".

Direto da fonte da amazon beer, em belém (FOTO: JULIANA SPINOLA/ESPECIAL PARA A BEER ART)

Direto da fonte da amazon beer, em belém (FOTO: JULIANA SPINOLA/ESPECIAL PARA A BEER ART)

0
0
1
10
58
Revista BeerArt
1
1
67
14.0
 
 

 

 
Normal
0




false
false
false

EN-GB
JA
X-NONE

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true"
DefSemiHidden="true" DefQFormat="fal…

o bar da amazon beer é um dos mais concorridos da Estação das Docas (FOTO: JULIANA SPINOLA/ESPECIAL PARA A BEER ART)