Design de rótulo

4 dicas para você criar seu rótulo de cerveja

É preciso assegurar que o rótulo do lado de fora da garrafa é tão atraente como a bebida no interior da garrafa

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Vinícius Ferreira (Foto: Divulgação)

Rótulo criado pela Agência Alvo, de Vinícius Ferreira (Foto: Divulgação)

Graças à crescente demanda dos consumidores, o segmento da cerveja artesanal no Brasil avança rapidamente, e na mesma intensidade se impõe a necessidade de se destacar nas prateleiras dos mercados. Muito consumidor fica assustado com tantas opções de rótulos expostos. Para criar um rótulo agradável para o consumidor, há uma série de cuidados a adotar, entre alternativas de impressão, embalagens disponíveis e outros. É preciso assegurar que o rótulo do lado de fora da garrafa é tão atraente como a bebida no interior da garrafa. O mercado de cerveja artesanal é composto por milhares de cervejarias de cada forma e tamanho, e cada um tem seu próprio consumidor fiel. Sem um rótulo bem pensado e projetado exclusivamente, a sua cerveja artesanal é suscetível de se perder no meio dos demais rótulos. Encontrar o seu nicho e atrair novos consumidores para a sua cerveja é um trabalho muito difícil, mas não impossível. Confira estas dicas:

CRIAR UMA MARCA CRIATIVA

A tarefa mais importante na criação de etiquetas da sua cerveja é a concepção de rótulos atraentes. A indústria de cerveja artesanal como um todo valoriza a qualidade sobre o preço, e seu rótulo deve transmitir essa mensagem. Bebedores de cerveja artesanal são geralmente receptivos a projetos que divergem das cervejas mainstream, por tanto esqueçam rótulos de cerveja comum, utilizando dourado, tulipas, vermelho etc. Muitas vezes os consumidores mais informados sobre cerveja procuram ingredientes exóticos, ingredientes exclusivos, receitas exclusivas, novidade e as vezes até um processos diferenciado na cerveja, essas informações você pode utilizar como um diferencial em seu rótulo.

DEIXE CLARO

Foto: Divulgação/Agência Alvo

Foto: Divulgação/Agência Alvo

Deixe bem claro o estilo, tipo e ingredientes que você coloca na cerveja, deixe essas informações claras e visível para seu consumidor. Não deixe dúvida para seu consumidor, as vezes ele tem três segundos para tomar uma decisão na gôndola de um mercado. Além disso, o rótulo deve deixar claro que tipo de cerveja é: IPA, Porter, Stout, Amber Ale? Não invente estilos, baseie-se nos guias BJCP ou BA - “é o que a legislação nos pede”. Sugira a harmonização para facilitar o cliente. Crie um nome atraente e de fácil memorização.

TENHA UNIDADE NOS RÓTULOS

Se você está criando rótulos de cerveja, e vai fazer para diversos estilos de cervejas certificar-se que os rótulos são diferentes para cada tipo de cerveja, não confunda o consumidor, faça algo coesa no branding. Olhe para os rótulos da Bamberg, Tupiniquim, Irmãos Ferraro, Invicta são exemplos de rótulos de cerveja diferentes que pertencem claramente à mesma cervejaria. Utilize imagens similares, cores diferentes para cada estilo, fontes adequadas e legíveis, isso são exemplos de elementos que ajudarão o seu rótulo ter mais coerência.

FAÇA COM QUEM ENTENDA

Você não tem de mergulhar no projeto de seus rótulos de cerveja sozinho. Uma agência especializada, como a Agência Alvo, ajuda nas orientações desde o início até a entrega dos rótulos. Alguma dúvida ou necessidade? Mande um email para atendimento@agenciaalvo.com Abraço e até a próxima dica.

Posts do blog