Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Black IPA é a nova da Usina Schornstein

Projeto integra a cervejaria de Pomerode e os alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte

Black IPA é o quinto lançamento da Usina Schornstein (Foto: Divulgação)

See this content in the original post

Mais um rótulo desenvolvido pela Usina Schornstein chega ao mercado. Na próxima semana, uma Black IPA criada pelos alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e produzida pela cervejaria de Pomerode (SC) estará disponível. Esta é a quinta cerveja lançada por meio do projeto, que já apresentou os estilos: Session IPA, Catharina Sour, Munich Dunkel e Belgian Blond Ale. Além de ser a mais vendida entre as quatro, a Catharina Sour Cupuaçu trouxe um prêmio internacional para o projeto: a prata na Copa Cervezas de America.

IPA com lúpulos americanos, intensos aromas de frutas cítricas, amargor acentuado, mas equilibrado. Escura pela adição de maltes tostados e torrados, com características equilibradas de chocolate, cacau e café.

“A Black IPA impressiona pela aparência e também pelo sabor", afirma Adilson Altrão, diretor da Schornstein.

O teor alcoólico é de 7,3% e o amargor de IBU 66 (escala de amargor que vai de zero a 120).

O projeto foi iniciado em 2018, por meio da parceria da Schornstein com a ESCM, com o objetivo de oferecer mais experiência para estudantes do curso de Mestre Cervejeiro da instituição. A partir de um estilo pré-determinado, os alunos formam equipes e criam as receitas. A avaliação das amostras fica por conta dos profissionais da Schornstein, que produz os rótulos.

Como uma forma de incentivar a profissionalização do mercado, uma parte do valor arrecadado com a venda das bebidas é repassado para a ESCM e revertido em bolsas de estudos.

Carlo Bressiani, diretor da ESCM, afirma:

“O Mestre Cervejeiro é uma capacitação bastante prática, mas essa vivência é muito importante para os estudantes”