Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau tem apoio da Abracerva e da Acerva Brasil
Entidades de cervejarias independentes e cervejeiros artesanais confirmam participação no evento
A organização do Festival Brasileiro da Cerveja que se realiza de 12 a 15 de março em Blumenau (SC) confirmou esta semana o apoio da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e da Federação Brasileira das Acervas (Acerva Brasil) são apoiadoras do evento. Uma representa as cervejarias independentes; e a outra, os cervejeiros que produzem a bebida em casa, de forma artesanal. A Associação Capital Brasileira da Cerveja, que assumiu o evento na cidade catarinense após o desentendimento da prefeitura com a Ablutec, destaca o apoio da Abracerva e da Acerva Brasil como uma mostra da "grande reunião do mercado cervejeiro nacional e todos os seus protagonistas" com que pretende caracterizar o festival e seus eventos paralelos.
LEIA MAIS
Festival em Blumenau terá 250 cervejarias e 2 formatos
Prefeitura de Blumenau consegue liminar sobre uso das marcas
Festival em Balneário Camboriú: público escolherá as 5 melhores cervejas
Para Péricles Espíndola, presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, a relação com a Abracerva é uma via de mão dupla: assim como a entidade vai contribuir com o evento, o Festival vai potencializar a atuação da entidade.
O presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino, diz que o Festival está 100% alinhado a esta edição que "será realizada justamente por uma associação de cervejarias sem fins lucrativos".
Carlo Bressiani, da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), que participa da organização dos eventos em Blumenau, destaca que os cervejeiros artesanais, que produzem em casa, são protagonistas da disseminação da cultura cervejeira e muitas marcas que hoje fazem a história do mercado nacional começaram com a produção caseira.
Oscar de Freitas Junior, presidente da Acerva Brasil, diz que a entidade apoia eventos que fomentam o mercado, especialmente quando eles são "de cervejeiro para cervejeiro".
A programação do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau ocorre de 12 a 15 de março de 2025. São cinco eventos. O festival ocorre das 17h às 21h, e tem o formato de degustação livre. A Festa Brasileira da Cerveja se realiza também de 12 a 15 de março, a partir das 19h, com atrações musicais e estandes de 30 cervejarias.
Para o mercado, a programação conta com o Concurso Brasileiro de Cervejas, que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem os rótulos nacionais, o Congresso Brasileiro de Cervejas, que realiza disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado, e a Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira, com uma amostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado.
O Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da prefeitura. Mais informações: nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.
Entenda o conflito em Blumenau
Desde 9 de março de 2017, quando foi assinada a lei 13.418/2017, na Câmara dos Deputados, Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja. Nessa cidade catarinense, até março passado, quem organizava os principais eventos cervejeiros, como o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas, era a Ablutec, mas um desentendimento com a prefeitura e com entidades e cervejarias que viriam a criar a Associação Capital Brasileira da Cerveja levou a Ablutec a anunciar o festival, o concurso e eventos paralelos em outra cidade catarinense, Balneário Camboriú, e desde então uma batalha judicial está sendo travada.
O que diz a associação:
Em relação às dúvidas apresentadas pelo portal Beer Art, esclarecemos que a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja é uma associação civil sem fins lucrativos. Cabe ressaltar que tanto o estatuto quanto o enquadramento fiscal da associação permitem a realização de eventos. Neste sentido, o questionamento da entidade referenciada não só não se aplica, como demonstra desconhecimento sobre o funcionamento de entidades sem fins lucrativos.
Ressaltamos ainda que nos surpreende que um Sindicato presidido pelo mesmo executivo que presidia a antiga organizadora do Festival Brasileiro da Cerveja esteja sendo usado para este tipo de divulgação.