Cervejaria

Festival comemora 10 anos da cervejaria Schornstein

Evento gratuito tem com música e gastronomia ao ar livre em Pomerode/SC

Surgida na "cidade mais alemã do Brasil", a Schornstein se consolidou como uma das principais cervejarias artesanais do país (Foto: Divulgação)

Surgida na "cidade mais alemã do Brasil", a Schornstein se consolidou como uma das principais cervejarias artesanais do país (Foto: Divulgação)

Uma das principais cervejarias artesanais país, a Schornstein, vai comemorar uma década de história com um evento ao ar livro em sua terra natal, Pomerode (SC). A primeira edição do Schornstein Festival ocorre no dia 18 de junho, das 11h às 0h, com a previsão de reunir 5 mil pessoas em frente à atual cervejaria e também à nova estrutura. A Rua Hermann Wegge será fechada para abrigar o evento. Não haverá cobrança de ingressos.

O evento foi pensado, segundo o diretor da Schornstein, Adilson Altrão, para celebrar dois momentos únicos: os 10 anos da cervejaria e o início das atividades da nova fábrica.

"Vivemos um momento de orgulho pelo que construímos até aqui e de grande expectativa pelo crescimento que a estrutura que será inaugurada vai nos proporcionar. Brindaremos isso juntos", comenta o executivo.

Os sete rótulos produzidos pela cervejaria estão disponíveis e poderão ser harmonizados com 18 pratos servidos pelos restaurantes Wunderwald, Currywurst, Curupira, Torten Paradise e Oma Hamburgueria.

Club Soda, uma das atrações musicais (Foto: Divulgação)

Club Soda, uma das atrações musicais (Foto: Divulgação)

Na programação estão previstos shows de seis bandas: Die Roeder's (11h30min), Malungo (13h45min), HillBilly (15h45min), Léo Maier (18h15min), Máfia SA (20h30min) e Club Soda (22h15min). Mesmo em caso de chuva, a programação será mantida.

Uma cerimônia restrita a convidados, às 20h, marcará a entrega da nova fábrica da companhia. O espaço vai ampliar a capacidade produtiva de 100 para 300 mil litros ao mês. O maquinário trará ainda mais tecnologia para os processos da marca.

O prédio onde será localizada essa nova estrutura abrigava, até o fim da década de 1990, o Mercado Weege.

"Além de restaurar o prédio, entendemos a importância de restaurar a história. Por isso, criamos uma websérie chamada Fábrica de Emoções, publicada no Facebook da marca, onde personagens que construíram e viveram aquele prédio falam das suas memórias", comenta Altrão. "Estamos muito felizes em devolver a atividade econômica, a geração de riqueza e a representatividade para aquele espaço", finaliza.

A Schornstein surgiu em 2006 na cidade mais alemã do Brasil. O nome da marca significa chaminé, uma das marcas do prédio onde foi fundada. Além da matriz, em Pomerode (SC), a marca produz em Holambra (SP).