Roteiros no Vale Europeu unem cerveja artesanal a outras atrações em SC

Quatro opções para explorar a região nas férias e combinar cerveja, gastronomia típica e diversão

O Morro Azul, em Timbó, cidade das cervejarias Blauer Berg e Berghain, é uma referência para voo livre (Foto: Divulgação)

Pela forte descendência germânica, um dos legados mais explorados pelo turismo no Vale Europeu, em Santa Catarina, é a cerveja artesanal. O projeto Vale da Cerveja, desenvolvido por entidades como o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, combina as visitas às cervejarias locais com outros atrativos turísticos para diferentes perfis: viajantes com o foco na história, nas compras ou na aventura, por exemplo. Confira abaixo quatro opções para explorar a região durante as férias e combinar cerveja, gastronomia típica e diversão.

Maria Fumaça, em Apiúna (SC): para quem curte conhecer a história dos locais que visita, o passeio com a Maria Fumaça, em Apiúna (SC), com um trajeto de cerca de 2,8 quilômetros, é a oportunidade de apreciar as belas paisagens do Alto Vale do Itajaí e ainda explorar a cultura local. Para finalizar o passeio, a dica é uma visita à Cervejaria Handwerk, em Ibirama (SC), cidade vizinha.


Magia de Natal, em Blumenau (SC), e AdventsMarkt, em Pomerode (SC): para aqueles que preferem curtir as festas de fim de ano de forma mais tradicional, mas passeando, uma dica é a terra da Oktoberfest e a cidade mais alemã do Brasil. As duas cidades celebram o Natal de forma especial, com festas que relembram as tradições dos antepassados. Em Blumenau, é possível estender o passeio pelas cervejarias da cidade, como a Bierland, Container, Blumenau e Eisenbahn. Já em Pomerode, a Schornstein é parada obrigatória para os amantes da cerveja.


Morro Azul, em Timbó (SC): quem gosta de aventuras, a cidade de Timbó pode ser a parada ideal. Com 758 metros de altitude, o Morro Azul exibe belas paisagens da cidade e também da vizinha Pomerode. Além da subida repleta de história, os aventureiros podem aproveitar a estrutura do camping e ainda voar pelo vale, já que o Morro Azul é uma referência em voo livre. Aproveitando o tour pela “pérola do Vale”, como é conhecida a cidade de Timbó, a dica é experimentar as cervejas produzidas por lá. As cervejarias Blauer Berg e Berghain oferecem boas opções para brindar as férias.


Turismo de compras, Brusque (SC) e Ilhota (SC): já quem prefere aproveitar o tempo de folga para fazer compras, Brusque e Ilhota são boas opções. Além da cervejaria Zehn Bier, em Brusque, a Das Bier, no interior de Gaspar (SC), é um convite para relaxar em meio à natureza.

Para ler outras matérias da seção Rota da Cerveja, da Beer Art, clique aqui